10 de abril de 2021

Em entrevista a DW Flávio Dino afirma que "se fosse por Bolsonaro, Brasil já teria um milhão de mortos"

Flávio Dino afirma também que o presidente Bolsonaro tem "repulsa aos governadores" e ao federalismo (Foto: Divulgação/Governo do Maranhão)

O portal da Deutsche Welle (DW), emissora internacional da Alemanha e um dos veículos de mídia internacional de maior sucesso e relevância do mundo, publicou ontem (09/04) entrevista com governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), apontado como um dos destaques nas articulações da centro-esquerda para tentar derrotar Jair Bolsonaro em 2022.

Na entrevista Flávio Dino afirma que o presidente Jair Bolsonaro tem "repulsa aos governadores" e ao federalismo porque eles são uma das formas de contenção de seu poder e que os ataques aos gestores estaduais vêm se intensificando por grupos alinhados ao bolsonarismo.

Ex-juiz federal e em seu segundo mandato como governador do Maranhão, Flávio Dino também que outra linha de ação recente do bolsonarismo tem sido a tentativa de insuflar motins policiais nos estados contra a autoridade dos governadores.

Em relação ao comitê nacional de combate à covid-19, recém-criado, o governador demonstra poucas esperanças de mudanças de rumo na tragédia brasileira. "Não existe comitê nacional, porque comitê que exclui estados e municípios não é nacional, jurídica e constitucionalmente falando. E há uma condenação à ineficácia."

Sem a ação dos governadores, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso, o Brasil certamente já teria atingido a marca de um milhão de óbitos por covid-19, diz Dino.

"Se dependesse do presidente, de suas trocas de ministros e seus rompantes desvairados, teríamos a essas alturas um milhão de mortos", afirma.

O país contabiliza hoje mais de 345 mil mortes por covid-19, após registrar um recorde de 4.249 óbitos em 24 horas.

Para Dino a crise no Brasil vai se alongar e os governadores não podem ser cobrados para decretar um lockdown articulado. "Os governadores não são o governo federal. Lockdown federal depende exclusivamente do presidente", justifica.

 

Clique aqui e leia a entrevista na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.