11 de abril de 2021

Brasil tem pior semana desde o início da pandemia, com 21.141 mortes

O Brasil atingiu a marca de 351 mil óbitos, mas a preocupação maior do presidente Bolsonaro é a instalação de uma CPI no Senado  (Foto: Liamara Polli)

O país teve a pior semana desde o início da pandemia do novo coronavírus. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número de mortes causadas por covid-19 entre o último domingo (04/04) e este sábado (10/04) foi de 21.141. Isso significa que apenas a última semana teve 6% das mortes no país em toda a pandemia

Com isso, o Brasil chega à marca de 351.334 óbitos por coronavírus. Apenas nas últimas 24 horas, 2,6 mil pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil e 71.832 novos casos de infecção foram registrados. O dia mais letal da pandemia no país foi a última quinta-feira (8), quando 4.249 óbitos foram registrados. A semana foi de recordes diários.

Esse número é superior ao total de mortos nos atentados de 11 de setembro de 2001 (3 mil) e ao de mortos nas chuvas e deslizamentos na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011 (ocasião onde 917 óbitos foram confirmados).

A taxa de letalidade já é de 2,6%. Já o número de infectados chegou a 13.445.006. O estado com maior número de casos acumulados na pandemia é também o que possui maior número de mortos: São Paulo, com 2,6 milhões de casos e 82.407 mortes.

Em seguida está Minas Gerais, com 1,2 milhões de casos e 27,6 mil mortos. Depois, Rio Grande do Sul, com 890,5 mil casos e mil mortes; e o Paraná, com 881,4 mil casos e 18,9 mil mortes.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vê com preocupação a possível instalação de uma CPI da covid para investigar omissões do governo federal durante a pandemia. O presidente defendeu e recomendou remédios sem comprovação científica e falou contra vacinas e medidas de distanciamento social.

Os locais que adotaram lockdown, no entanto, demonstraram uma queda drástica no número de infectados e mortos. Foi o caso de Araraquara, no interior de São Paulo, que adotou medidas severas de restrição após aumento brusco de casos e ocupação de leitos de UTI. Esta semana, o município passou quatro dias sem registrar um único óbito.

As mortes entre jovens também têm crescido. Um boletim divulgado hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que a covid-19 avançou rapidamente no Brasil entre janeiro e março deste ano.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Mortes por covid-19 aumentam 872% entre jovens de 20 a 29 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.