22 de abril de 2021

Véspera de Cúpula do Clima tem tuitaço contra Salles

Políticos e famosos usaram hashtag #ForaSalles no Twiiter

Apontado como principal responsável por retrocessos ambientais no País, o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) foi alvo ontem de protestos que reuniram de políticos a artistas – brasileiros e estrangeiros – nas redes sociais. A mobilização, realizada com a hashtag #ForaSalles, ocorre às vésperas de discurso de Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

Hoje (22/04) o presidente Bolsonaro terá apenas três minutos para vender a tese de que o Brasil cumpre sua parte na defesa ambiental e na redução da emissão de gases estufa. A expectativa é que o presidente leve ao discurso as mesmas promessas da carta enviada pelo Planalto a Biden no início de abril, destacando ainda que, para que medidas de preservação sejam mantidas, o Brasil precisará apoio financeiro internacional.

A fala ocorre no momento que o País tem sua atuação na preservação da Amazônia e de terras indígenas questionada por todos os principais líderes mundiais. Desde o primeiro ano de governo, Bolsonaro tem acumulado polêmicas na área ambiental, como ameaças de deixar o Acordo de Paris e resposta questionável a polêmicas envolvendo incêndios no Pantanal, derramamento de óleo em praias do Nordeste e desmatamento na Amazônia.

“Ricardo Salles é o próprio desastre ambiental. Arrogante, incompetente, está destruindo a fiscalização que deveria proteger a Amazônia e todos os recursos naturais. Ele é a representação exata do desgoverno Bolsonaro para o meio ambiente. Um perigo para o Brasil!”, publicou nas redes sociais o senador cearense Cid Gomes (PDT).

Além de Cid, diversas lideranças políticas e ambientais se participaram da mobilização, incluindo de artistas desde ator americano Mark Ruffalo – famoso por interpretar o super-herói Hulk no Universo Marvel – até a cantora Anitta. “Desserviço para o Meio Ambiente”, publicou a funkeira no Twitter, junto de uma imagem questionando o ministro.

Logo depois, a mensagem foi rebatida pelo próprio Salles: "Fica na sua aí, tsc, ô Teletubbie!", respondeu, em discussão que virou bate boca entre a cantora e o ministro, que questionou se Anitta seria capaz de nomear seis biomas do País. O titular do Meio Ambiente também provocou nas redes a ativista indígena Sonia Guajajajara, respondendo com um emoji de fantasma a uma foto de Sonia com a hashtag #ForaSalles.

A troca de agressões provocou reações diversas nas redes. “O novo alvo do sistema é o ministro Ricardo Salles. Estranho seria não ser atacado. Globalistas e seus tentáculos miram naquele que defende nossas florestas. Isso tudo porque Salles fechou a torneira e cortou os milhões de reais que iam pra ONGs”, disse Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Do outro lado, diversas lideranças políticas e da luta ambiental criticaram postura de Salles, que foi classificada como “imatura” e “distante da função de um ministro de Estado”. “Salles, saia. Sua saída suscitará sorrisos! O humor potencializa mensagens importantes”, publicou a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).

No Twitter, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também lembrou fala de Salles de abril de 2020. Na época, o ministro defendeu em reunião com Bolsonaro que o governo aproveitasse a comoção em torno do novo coronavírus para "passar a boiada", com afrouxamento de leis e regramentos normativos de proteção ambiental.

“Exatamente um ano atrás assistimos Ricardo Salles admitir que iria “passar a boiada”. Sabe qual é a boiada? Garimpeiros e desmatadores ilegais para favorecer a criação de gado. Bolsonaro e seus aliados estão destruindo a imagem do Brasil em todo o mundo. Criminosos!”, publicou Ciro.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Brasil chega à Cúpula do Clima pressionado e mal visto pelo Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.