16 de abril de 2021

Todo o Ceará está em nível de alerta alto ou altíssimo para a Covid-19

 

Santana do Cariri ainda mantém o isolamento social rígido e toque de recolher  (Foto: Joedson Kelvin)

O mapa do Ceará na plataforma IntegraSUS segue praticamente todo vermelho. A cor indica altíssimo nível de alerta para a Covid-19 e está distribuída por 177 dos 184 municípios cearenses. Os outros sete têm nível de alerta alto. Assim, em todo o Estado a incidência de casos da doença, o número de pessoas que morrem em relação àquelas que foram infectadas e a ocupação de leitos estão muito além do que poderia ser considerado um "novo normal" — nível de alerta verde, o mais baixo definido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Os dados, coletados nesta quinta-feira, 15, referem-se às semanas epidemiológicas 13 e 14, período de 28 de março a 10 de abril. A metodologia da Sesa define quatro diferentes níveis de alerta no Ceará e considera critérios como: percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19, taxa de letalidade pela doença e percentual de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 ocupados.

Incidência de casos diários a cada 100 mil habitantes e internações por causas respiratórias também são analisadas. Para ser classificado em determinada categoria, o município deve ter todos os indicadores dentro do esperado para aquele nível. Quando um deles ultrapassa, a cidade avança no nível de risco. As cidades estão em nível de alerta alto são: Catarina, Granjeiro, Icó, Piquet Carneiro, Orós — na região do Cariri —, Paramoti — no Sertão Central — e Iracema — no Litoral Leste/Jaguaribe.

Na última quinzena, alguns municípios chamam a atenção em cada um dos fatores analisados pela Sesa. Em Pacujá, a 311,4 km de Fortaleza, todos os testes RT-PCR realizados para detectar o coronavírus foram positivos. Em Tamboril, a 294,8 km da Capital, metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 morreram em decorrência de complicações da doença.

Por sua vez, Eusébio, distante 24,7 km de Fortaleza, tem o maior número de casos diários de Covid-19 a cada 100 mil habitantes. Já a Capital concentra o maior número de internações por causas respiratórias.

Apesar de a reabertura do comércio ter iniciado na última segunda-feira, 12, Capistrano, Pacoti e Santana do Cariri seguem em isolamento social rígido, restringindo atividades não essenciais. As três cidades reforçaram a fiscalização e chegaram a proibir a venda de bebidas alcoólicas.

Pelo atual decreto estadual, o Ceará tem toque de recolher das 20 horas às 5 horas da manhã e lockdown os fins de semana. Shoppings, comércio de rua e restaurantes estão autorizados a abrir seguindo os protocolos sanitários e com limitação de horário e público.

Capistrano, a 98,1 km de Fortaleza, no Maciço de Baturité, tem 1.273 casos confirmados de Covid-19 e 25 óbitos, segundo o IntegraSUS, atualizado pela última vez na terça-feira, 13. Lá, o isolamento rígido segue até as 23h59min da próxima segunda-feira, 19, e neste período apenas poderão funcionar serviços como farmácias, postos de gasolina e serviços de entrega.

Também no Maciço de Baturité, Pacoti tem 711 casos de Covid-19 e 10 mortes. A cidade entrou em lockdown ontem, 15, e seguirá até 25 de abril. Farmácias, supermercados e padarias estão restritos às entregas, e as atividades essenciais incluem: serviços hospitalares e odontológicos, postos de combustível (até as 17 horas), borracharias e funerárias. Haverá aplicação de multa de R$ 1 mil em caso de descumprimento.

Ao sul do Ceará, a 522,5 km da Capital, Santana do Cariri registra 594 casos de Covid-19 e 16 óbitos. Até próximo dia 18 só podem funcionar serviços públicos essenciais; hospitais e demais unidades de saúde; farmácias; clínicas odontológicas e veterinárias; empresas de segurança privada; postos de combustíveis e funerárias. 

Outra cidade do Maciço de Baturité que adotou medida para conter a pandemia foi Aratuba. Por 30 dias — prazo que pode ser prorrogado — haverá barreiras sanitárias, de domingo a domingo. Pessoas de fora só podem usar o município como caminho de passagem mediante necessidade essencial, e só poderão entrar representantes comerciais ou a serviço público. O município soma 768 casos confirmados de Covid-19 e sete óbitos pela doença.

Classificações de risco

Novo Normal: taxa de ocupação dos leitos menor que 70%; taxa de letalidade menor que 1%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 menor que 25%

Moderado: taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 1,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%

Alto: taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 2,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%

Altíssimo: taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior ou igual a 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%

Com informações portal O Povo Online


Leia também:

 

Brasil ultrapassa 365 mil mortes por Covid-19 e 13,7 milhões de casos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.