28 de abril de 2021

Governadores do Nordeste sinalizam reação à decisão da Anvisa contra Sputnik V

Reunião entre governadores do NE e diretores russos para tratar da Sputnik V (Foto: Reprodução/Facebook)

Governadores do Consórcio Nordeste se reuniram ontem (27/04), de forma virtual, com os coordenadores do comitê de enfrentamento ao Covid-19, cientistas do Instituto Gamaleya (laboratório russo desenvolvedor da Sputnik V), representantes do governo russo e do Fundo Soberano Russo para analisar a decisão da Anvisa que vetou a importação da vacina Sputnik V.

Os gestores do Consórcio sinalizaram reação ao parecer negativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à importação da Sputnik V por estados e municípios, dado na última segunda-feira, 26.

Em nota publicada com forte tom, a Sputnik V afirmou que a decisão da Anvisa foi "política" e "nada tem a ver com o acesso do regulador à informação ou ciência". Um trecho do comunicado cita que uma moção será entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda nesta semana.

"O STF vai rever a decisão da Anvisa já nesta semana, quando ouvir uma moção de 7 estados brasileiros cujos governos estão se esforçando para salvar vidas e acelerar seus programas de vacinação, trazendo vacinas mais seguras e eficientes para o país", diz a nota.

Wellington Dias (PT), governador do Piauí, disse à imprensa após a reunião que o encontro envolveu cientistas do Instituto Gamaleya (laboratório russo desenvolvedor da Sputnik V), do governo russo e do ministério da Saúde daquele país.

"Afirmaram com muita segurança que é uma vacina segura, com baixos efeitos colaterais, nenhum efeito grave. É uma vacina eficaz que tem capacidade de imunização, já aplicada em milhões de pessoas em 62 países do mundo", afirma Dias.

Há uma guerra de narrativas entre o fabricante da vacina e a agência regulatória brasileira, dentro da qual gestores parecem ter embarcado. Dias, por sua vez, expressa tom de dúvida sobre quem está certo na história.

"Nós esperamos que eles (da Sputnik) possam agora, tecnicamente, cientificamente, responder aos pontos que foram apresentados no relatório da Anvisa, que dizem exatamente o contrário e precisamos saber quem está com a verdade."

"Avaliamos a decisão tomada ontem pela Anvisa, e os próximos passos a serem dados pelo fabricante para que o processo tenha prosseguimento de forma célere e segura", publicou o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), nas redes sociais.

Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) afirmou que o Fundo Soberano Russo oferecerá mais relatórios e documentos técnicos para subsidiar uma "revisão administrativa ou judicial da decisão da Anvisa".

Segundo Dino disse antes da reunião, o encontro virtual serviria para avaliar fundamentos técnicos da vacina, a serem apresentados ao STF e à própria agência reguladora para a liberação do imunizante.

A Sputnik V frisa no quarto item de sua nota publicada que a equipe da Anvisa, em Moscou, teve "pleno acesso" a todos os documentos relevantes à análise sobre a vacina e ainda aos locais de pesquisa e produção.

"Todos os documentos e dados científicos pertinentes", diz a nota, "bem como o acesso direto aos cientistas do Centro Gamaleya responsáveis pelo desenvolvimento das vacinas, foram disponibilizados para a equipe da Anvisa."

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Camilo lamenta rejeição da Sputnik V: "Decepção e estranheza"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.