5 de setembro de 2021

7 de setembro e a grande aposta política de Bolsonaro

 Para especialista a tentativa de engajamento de bolsonaristas no feriado tenta "demonstrar a força do presidente" (Foto: Diego Vara)

Dentro de 48 horas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) espera ter conseguido encher as ruas do País com apoiadores presentes a atos do 7 de setembro, feriado da Independência, para o qual vem convocando a tropa pessoalmente há cerca de três semanas. O chefe do Executivo tem suas razões: sob pressão de investigações no STF e na CPI da Covid e da baixa popularidade, o dia nacional, de amplo apelo patriótico, é uma das cartadas mais altas de que Bolsonaro lança mão para recuperar o terreno perdido e se mostrar viável para 2022.

O que parece uma jogada estratégica embute, porém, um alto risco, segundo especialistas ouvidos pelo jornal O POVO, que trabalham com dois cenários. Um é de atos com grande adesão nas capitais, na esteira dos quais o presidente poderá esgarçar mais ainda as relações com o Judiciário, sobretudo com membros do Supremo.

Outro é o fracasso da mobilização para o 7/9, cujas consequências podem ser tanto a radicalização do discurso bolsonarista quanto o aprofundamento da dependência do capitão da reserva nas mãos do centrão, bloco que controla a agenda política do governo e, no comando do Congresso, tem a chave das pautas que podem fragilizar ainda mais o Executivo.

Num caso como no outro, o feriado pode se tornar um divisor de águas no choque de Poderes da República estimulado pelo próprio Bolsonaro, que tem empregado energia no ataque direto a Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, e Alexandre de Moraes, relator nos inquéritos que têm causado mais dor de cabeça ao líder da nação.

"Realmente é um teste de ruas, de forças e de popularidade do presidente. Mas claro que isso pode se voltar contra ele mesmo", analisa Priscila Lapa, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para ela, Bolsonaro está numa encruzilhada: de um lado, fortalecimento de discurso e narrativa e, de outro, a ideia de que está cada vez mais isolado, caso não obtenha "a adesão que ele imagina que pode vir a ter, apesar dessa mobilização intensa".

Segundo Lapa, a escolha do feriado do 7/9 por Bolsonaro não é casual. O objetivo, ela aponta, é reagrupar as bases que estavam dispersas, principalmente depois dos estragos causados pela CPI, do mau desempenho da economia e da piora em outros índices que conferem estabilidade a qualquer gestão. Para tanto, o presidente recorre a elementos que constituem sua gramática política mais fiel.

"Essa é uma data que historicamente no Brasil tem esse simbolismo de declaração do amor à pátria, então eu acho que vai por essa linha do que simboliza para o povo brasileiro o 7 de setembro, fazendo essa identificação que existe entre o bolsonarismo e esses símbolos nacionais, especialmente a bandeira e as Forças Armadas como representação da ordem", avalia a pesquisadora.

A tentativa de engajamento de bolsonaristas no feriado tenta "demonstrar a força do presidente", acentua a docente, com "uma conclamação de apoio das pessoas que compõem essa base para manter a militância unida em torno de uma causa, utilizando as bandeiras do bolsonarismo de forma muito clara".

"Tanto que estamos vendo essa mobilização das polícias", continua Lapa, "comprovando essa conexão desses movimentos. É como se fosse um resgate das bandeiras que tanto caracterizaram esse bolsonarismo".

Doutor em Ciência Política, Pedro Gustavo de Sousa considera que, além de cumprir essa função de coesionar novamente o bolsonarismo, fragmentado depois da perda de tônus do presidente, o 7 de setembro "vai servir de termômetro indicador do grau de apoio nas ruas para guiar os próximos passos do presidente Bolsonaro".

"Se o apoio for expressivo", assinala o pesquisador, "os tensionamentos com os demais poderes poderão se elevar". Na hipótese contrária, diz Sousa, "caberá a Bolsonaro apenas apelar aos quartéis como ativo de força contra as oposições e o Judiciário".

A despeito disso, Bolsonaro já auferiu ganhos, calcula Emanuel Freitas, cientista político e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

"Faz quatro semanas que o Brasil está à espera do 7 de setembro. Isso diz muito sobre o quanto o presidente consegue manter o país, a opinião pública e as instituições à mercê da sua vontade", indica.

Conforme Freitas, o presidente "está acuado pelas instituições políticas", mas ressalva que Bolsonaro também saiu vitorioso em embates recentes, como o do voto impresso. "Ele viu na votação que a base dele é considerável, e não saiu perdedor naquele episódio", assinala.

O que Bolsonaro pretende, agora, é testar nas ruas o poder que ainda parece ter no Congresso, de modo a se fortalecer para os próximos enfrentamentos de uma crise cuja duração não se encerra no dia 7/9.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

7 de setembro no país paralisado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.