8 de setembro de 2021

Governistas comemoram protestos "pacíficos" no Dia da Independência

Os ministros do governo Bolsonaro exultaram com as manifestações deste 7 de setembro (Foto: Carlos Vieira)


O que se previa para ontem, na Praça dos Três Poderes, não era bom. Falava-se na possibilidade de invasão do Congresso e de depredação das instalações do Supremo Tribunal Federal (STF) — e os indícios para isso puderam ser percebidos na noite de segunda-feira, quando a guarnição da Polícia Militar do Distrito Federal opôs pouca resistência aos manifestantes bolsonaristas que furaram o bloqueio que impedia veículos de descerem a Esplanada dos Ministérios. Mas, no final, o que se viu foi um ato de apoio ao governo Bolsonaro em que a radicalização ficou nos discursos e os ânimos exaltados foram percebidos apenas nas palavras de ordem. Por volta do meio-dia, os apoiadores do presidente se dispersaram e o patrimônio público continuou intacto.

Os ministros do governo Bolsonaro exultaram com as manifestações deste 7 de setembro. E fizeram questão de lembrar que os atos não tiveram "nenhuma confusão".

Na segunda-feira (06), depois dos manifestantes a favor de Bolsonaro furarem a barreira colocada pela Polícia Militar (PM) no começo da Esplanada dos Ministérios, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, elogiou o gesto dizendo: “Lindo ver Brasília ser tomada por pessoas de bem. Pessoas ordeiras, que só querem viver num país mais justo, mais livre e mais democrático. Tá bonito de ver!!! Viva o 07 de setembro!!!", publicou no Twitter.

Depois da jornada do 7 de setembro, ele voltou a comemorar. “Fim do dia em Brasília. Zero dano ao erário. Zero dano ao patrimônio público. Eu já sabia!!! Parabéns aos brasileiros de bem que tornam nossa democracia cada vez mais vibrante. Viva o 07 de setembro!!! Dia da nossa independência", comemorou, mais uma vez, no Twitter.

Já Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e Previdência, disse que está "com muito orgulho das manifestações".

"Quem está aqui? Aqui está um povo pacifico, aqui estão as famílias, aqui estão os que amam de verdade o Brasil. Os que querem ver a constituição sendo cumprida, que querem eleições limpas, querem um presidente temente a Deus, querem a sua liberdade, o direito de propriedade. Os que querem proteger a vida, às suas famílias, querem que tenha hoje um presente seguro e um futuro de esperança para todos. Esse é o verdadeiro supremo! O Supremo do Brasil é o povo!"

O ministro da Comunicação, Fábio Faria, seguiu a mesma linha de tecer loas às manifestações antidemocráticas. “7 de setembro de 2021! Várias imagens falam mais de mil narrativas!!Avenida Paulista lotada e sem nenhuma confusão. Manifestações pacíficas de apoio ao presidente Bolsonaro!”, postou no Twitter.

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho 01 do presidente, parabenizou os apoiadores do pai. "Parabéns aos milhões de brasileiros que foram às ruas pacificamente se manifestarem contra abusos de autoridade e a favor da liberdade de expressão. Os oportunistas que estão falando em impeachment mostram que não estão conectados com a população, a realidade e a democracia!"

Exceto quando tentaram arrancar as barreiras de contenção montadas em torno do Ministério das Relações Exteriores, obrigando os policiais a intervirem e agirem com mais firmeza contra os manifestantes, o ato governista foi de fato pacífico. A maioria das pessoas estava sem máscara de proteção contra a covid-19 e alguns tocavam buzinas. Fogos de artifício e drones, que teoricamente não seriam permitidos pela PMDF, que afrouxou a fiscalização em vários pontos de acesso à Esplanada, também foram vistos. As autoridades não divulgaram o número de participantes.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Sucesso ou fracasso? Internautas debatem os atos pró-Bolsonaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.