22 de setembro de 2021

Políticos cearenses repercutem discurso de Bolsonaro na ONU

Os deputados José Airton, Renato Roseno, Celio Studart e o senador Cid Gomes
 se manifestaram nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

Como não podia ser diferente a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ontem (21/09) repercutiu entre os políticos brasileiros e vários cearenses se manifestaram nas redes sociais classificando-0 como "mentiroso", "vexame", "hipócrita" e “vergonhoso”, dentre outros adjetivos.

Na fala, o presidente defendeu o tratamento precoce contra a covid-19, se disse contra o passaporte da vacina, falou que o Brasil tem protegido à Amazônia e tentou passar uma imagem de que o Brasil é um país bom para se investir.

Para o senador Cid Gomes (PDT) o presidente Bolsonaro usou o palco das Nações Unidas para mentir. “Voltou a propagar remédios ineficazes para combater a covid, isso depois de cerca de 600 mil mortes. Não vacinado, é tratado cada vez mais como pária. Só causa vexame e vergonha a nós brasileiros”, escreveu Cid.

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) escreveu que os jornais estrangeiros como repercutiram a “fala pífia, mentirosa e irresponsável do genocida na ONU”, mas repercutiram em particular o fato de que o serviço sanitário da ONU teve de entrar em cena para desinfectar o pódio após a fala de Bolsonaro.

“Na ONU, Bolsonaro teve coragem de defender farsas como o tratamento precoce. No mais, enfileirou uma série de delírios e mentiras sobre temas diversos. Não há limites para tanto cinismo, perversidade e indigência intelectual. A vergonha é mundial. #BolsonaroVergonhaDoBrasil”, tuitou Renato

O deputado federal José Airton Cirilo (PT) também afirmou que Bolsonaro “mentiu descaradamente no discurso na ONU”, disse que foi “um verdadeiro vexame” e que “estamos passando vergonha”.

“Ainda teve coragem de insistir no ineficaz tratamento precoce contra a Covid. Mentiu sobre a política ambiental, auxílio emergencial. Um festival de fake news”, escreveu o petista.

Para o também deputado Célio Studart (PV) o discurso do Bolsonaro na ONU poupou o trabalho de muita gente que tem que ficar explicando em inglês, traduzindo a realidade brasileira a conta gotas. “O Presidente estufou o peito e assumiu os pensamentos que nos tornou um país politicamente e economicamente isolado”, escreveu Célio.

O ex-governador do Ceará e pré-candidato à presidência, Ciro Gomes, chamou o presidente Bolsonaro de "hipócrita".

"Tudo como previsto. Poucos minutos de discurso na ONU e uma carga de mentiras, mistificações, obscurantismo e hipocrisia que poderia cobrir anos e anos. Mas este tempo de vergonha tem seus dias contados. Fora Bolsonaro!", escreveu.

Leia também:

As mentiras de Bolsonaro na ONU e a reação da mídia internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.