18 de setembro de 2021

Ciro diz que Camilo terá apoio "incondicional" e que aliança PT-PDT no Ceará é "desejada"

 

Ciro participou de evento com José Sarto e o secretariado municipal (Foto: Aurélio Alves)

O ex-governador e presidenciável pelo PDT Ciro Gomes falou na manhã de ontem sobre o cenário político no Ceará e sobre a disputa eleitoral de 2022 durante passagem na reunião de secretariado do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Em coletiva, o pedetista disse que o governador Camilo Santana (PT) conduzirá o processo de escolha do candidato à sucessão, pregou apoio “incondicional” ao petista em eventual disputa pelo Senado, e disse que a aliança com o PT no Ceará é “desejada”.

“O líder do nosso movimento no Ceará se chama Camilo Santana. Ele, por méritos, nos lidera nessa empreitada e vai administrar a sucessão dele. Nesse sentido, o lugar que ele desejar terá nosso apoio incondicional e cego. Pelos méritos dele, pelo extraordinário governo que vem fazendo, pela liderança que representa, e, portanto, se ele quiser ser senador, terá nosso apoio incondicional”, disse Ciro.

Além das tratativas nacionais, o ex-ministro avaliou que seu papel também será ajudar a manter a “unidade” no Estado, porém, o comando estará sobre o governador. “Estou agarrado numa luta bem grande e minha etapa no Ceará está superada. Quem vai conduzir isso é o Camilo. Mesmo dentro do PDT, Camilo Santana é quem conduzirá sua sucessão”.

Atualmente, o PDT trabalha com quatro nomes para a sucessão do Palácio da Abolição em 2022. São eles a vice-governadora Izolda Cela, o secretário Mauro Filho (Planejamento e Gestão), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) Evandro Leitão e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Todos estiveram reunidos no fim de semana, durante reunião do PDT no Cariri, nos municípios de Brejo Santo e Barbalha.

Sobre as projeções, Ciro disse que uma candidatura a governador em 2022 "não é uma imposição" partidária. Porém ele defendeu que a sigla possui "muitos quadros" que devem preencher os requisitos para a disputa como cabeça de chapa. O assunto, no entanto, ainda deverá ser discutido com aliados. Questionado sobre a aliança com o PT no Ceará, Ciro disse que ela é “desejada”.

Ciro garantiu ainda que deve apoiar Camilo independentemente de partidos ou cenários políticos. “Nós votaremos no Camilo Santana unilateralmente, independente de aliança ou não”, afirmou.

Até o momento, o partido apoia uma candidatura do petista ao Senado Federal. Na última terça-feira, 14, o senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou pela primeira vez que não possui interesse em disputar reeleição no ano que vem, embora seu nome ainda esteja entre os pré-candidatos tucanos ao Palácio do Planalto.

Como Ciro aliado de Camilo e cada vez mais próximo de Tasso, a expectativa é que o presidenciável promova diálogos com o senador em torno desta questão. A estratégia foi revelada pelo presidente do PDT André Figueiredo, durante entrevista ao programa Jogo Político na última terça.

Presente durante parte da reunião, Ciro participou de coletiva ao lado de Sarto e alguns secretários, entre eles, Ana Estela Leite (Saúde), Eliana Estrela (Educação) e Samuel Dias (Infraestrutura). Também ocupou lugar o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

Pré-candidato da chamada "terceira via" mais bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência em 2022, Ciro comentou os resultados divulgados ontem na última pesquisa DataFolha, na qual apareceu em terceiro lugar.

"Pesquisa é retrato do momento, a vida é filme”, afirmou. "Estou feliz, satisfeito, e meu planejamento está acima daquilo que eu imaginava que pudesse alcançar”, reforçou.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Eunício diz que apoiará Wagner caso não vá para o 2º turno


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.