15 de setembro de 2021

90 municípios cearenses não registram novos casos de Covid-19 há duas semanas

Quase metade dos municípios cearenses não registraram novas confirmações de Covid-19 no mês de setembro. São 90 municípios sem novos diagnósticos positivos, conforme dados do IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizado às 19h de ontem (14/09). Segundo a plataforma de transparência estadual, 30 municípios tiveram apenas um diagnóstico, cada. Outros 11 somaram dois casos no período, e 14 tiveram três confirmações. Com 209 casos Fortaleza registrou a maior quantidade de diagnósticos no período.

Além da Capital, Ipueiras (120), Nova Russas (66), Juazeiro do Norte (37) e Mombaça (20) foram os municípios com mais casos confirmados nas duas últimas semanas. Com relação aos óbitos, 92% do total de 184 municípios do Estado não tiveram registro desse desfecho durante os dias 1º e 14 deste mês.

Fortaleza teve 14 óbitos no período e Juazeiro do Norte, quatro. Abaiara, Aquiraz, Cariré, Caririaçu, Crato, Eusébio, Mombaça, Ocara, Paramoti, Tarrafas e Várzea Alegre tiveram um caso confirmado, cada. Não constam informações sobre os registros de dois municípios no sistema.

Diminuição do número de diagnósticos no Estado é observada em momento de maior controle no aspecto epidemiológico e assistencial desde o início da pandemia, conforme análise da Sesa divulgada no último domingo, 12.

Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), atribui a diminuição dos novos casos ao avanço da imunização contra o vírus no Estado. "Acredito que isso se dá pelo trabalho que tem sido feito para a vacinação, pelo trabalho epidemiológico do Estado em trabalhar à luz da ciência. É isso que a gente escuta. Todos estão com redução, há remissão de maneira geral", pontua.

O município de Maranguape, um dos dez maiores do Estado, se encontra há 45 dias sem óbitos no município, e há 15 dias sem casos positivos. "Desde a segunda quinzena de junho o município tem tido uma queda na taxa de contaminação e nos casos positivos. Isso se dá também em virtude do avanço na imunização da população", informou a assessoria da Prefeitura, por meio de nota.

Em virtude da redução, o Centro de Covid-19 do município passou a atender três vezes por semana. No hospital municipal, a UTI Covid se encontra com leitos vazios de 30 de junho.

Ontem, Reriutaba zerou casos da infecção. De acordo com Antônio Ferreira, coordenador de Vigilância em Saúde no município, após a realização de mutirões da Campanha de Vacinação conta a Covid-19, a gestão tem notado uma diminuição expressiva dos casos.

Segundo ele, os trabalhos de educação em saúde nas unidades básicas de saúde foram intensificados. "Principalmente através dos agentes comunitários de saúde, que faziam o trabalho de visita domiciliar afim de reforçar a importância de manter os cuidados sanitários mesmo com a diminuição dos casos", salienta o coordenador, alertando ainda para a possibilidade de surtos e riscos pelas novas variantes.

Desde o início da pandemia, Ceará já registrou 935.273 casos confirmados da Covid-19. Desse total, 24.144 pessoas morreram vítimas da infecção. O Estado tem 658.887 pessoas já recuperadas da doença e 25.386 pessoas com suspeita de infecção.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Ceará tem 31% da população vacinada contra a Covid-19


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.