6 de setembro de 2021

Vereador denuncia que prefeito de Altaneira propõe retirada de direitos dos servidores municipais

O vereador Ariovaldo Soares é também presidente da Comissão que analisa o projeto (Foto: Felipe Silva)

O vereador Ariovaldo Soares (PDT) usou as redes sociais na manhã de ontem (05/09) para informar que tramita na Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira um projeto de lei de autoria do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) revogando lei de 2011 que garante aos servidores municipais a antecipação integral do décimo terceiro salário no mês de julho ou de forma integral na data de aniversário do servidor.

O parlamentar pedetista informa que se aprovado o projeto do prefeito a antecipação da verba se dará apenas nos meses de julho a novembro e dependerá de disponibilidade financeira e análise do próprio prefeito. Pela legislação municipal basta o servidor requerer a antecipação.

O ex-vereador José Valdez foi um dos primeiros a comentar a nota do parlamentar e afirma não entender como um prefeito do partido que deveria defender os trabalhadores quer retirar direitos” dos servidores, mas a professora Roselice Bitu ironiza a situação “Eu acho é pouco. Se Deus permitir ele vai deixar de pagar é o salário” e coloca o “emoji do chapéu” usado na campanha do prefeito seguido da palavra “gratidão”.

O ex-presidente da Câmara, professor Francisco Adeilton, considera a proposta um grande absurdo e reforça “Temos que lutar por melhorias não por retrocesso. Esperamos que os vereadores não permitam mais uma retirada de direito dos nossos servidores municipais”.

O blogueiro Junio Carvalho lembrou que “dias atrás os vereadores da prefeitura votaram contra realização do concurso” e que agora irão votar pela retirada de direitos dos servidores. “Esses são os vereadores do bem que o prefeito tanto falava que precisava?” indaga.

A servidora Francelma Bitu afirma que não vai “jogar mais essa culpa nos vereadores”, uma vez que “o Poder legislativo aprova e desaprova e de nada vale” e afirma que a culpa mesmo é dos servidores “que ficam tudo caladinhos diante dessas situações para não perderem as mamatas” e conclui “acho é pouco”.

Para Everton Venâncio “nunca foi o forte desta administração respeitar e cumprir leis de direito” e que ainda existe quem pergunta sobre posição do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (Sinsema), mas “todos já sabem a resposta”.

O vereador Ariovaldo Soares, que também é presidente da Comissão que analisará o projeto antes do Plenário, informou que requereu a Mesa Diretora da Câmara a notificação da diretoria do Sinsema para que fosse formalmente cientificada do projeto.

A nota do parlamentar ganhou apoio do vereador Valmir Brasil (PDT) e da vereadora Robercivania Oliveira (PSD).

A empresária Késia Alcantara lançou compartilhou a nota de Ariovaldo e manifestou contrária ao projeto.

“Mais um ataque imoral contra os servidores municipais. Muito nos entristece ver como a Prefeitura trata aqueles responsáveis por fazer o município funcionar. Muito nos revolta saber que esse será o estilo covarde por até o fim da gestão. O PL 22 é irresponsável, injusto e deve ser barrado”, comentou.

Até o fechamento desta postagem nenhum outro parlamentar havia se manifestado sobre o projeto, nem tão pouco a direção do Sinsema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.