19 de janeiro de 2022

3ª onda da Covid-19 no Ceará está subindo mais rápido do que as anteriores

A Secretaria de Saúde dobrou o número Centros de Testagem gratuita para Covid-19 no Ceará (Foto: Halisson Oliveira)

A terceira onda de casos de Covid-19 no Ceará surgiu em meio a uma epidemia de Influenza A — que persiste paralelamente — em meados de dezembro de forma progressiva. A partir do que é observado até agora, a tendência é que o crescimento de novos casos diários continue até pelo menos o começo de fevereiro. "Estamos subindo mais rápido e devemos também descer mais rápido", avalia a epidemiologista Thereza Magalhães, pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Conforme Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretária da Saúde (Sesa), tem sido registrado um grande aumento na busca de testagem para Covid-19. "A gente já está em um patamar de realização de testes diários muito parecido com o que a gente viu na subida da segunda onda. A positividade está com aumento progressivo, quase alcançado 40%", detalha. Segundo ela, o aumento é diluído nas regiões do Estado.

Esta terceira onda "está parecendo bem mais rápida" que a primeira e a segunda ondas em 2020 e 2021, respectivamente. A curva está em ascensão, mas, conforme a secretária, "não dá para precisar o quanto vai durar". 

A epidemiologista Thereza Magalhães afirma que "certamente teremos mais casos nesta onda do que nas duas anteriores". "Comparando com as ondas anteriores é possível constatar que estamos subindo mais rápido e que devemos também descer mais rápido, mas a descida não será agora, pois ainda estamos subindo", diz.

A pesquisadora da Uece explica que, nas ondas anteriores, O Ceará desceu substancialmente na curva de novos casos após cerca de quatro meses do início do aumento de casos. Assim, na análise da professora, considerando a maior velocidade da Ômicron, "em março estaremos descendo a curva, a depender do que ocorrer no Carnaval".

A secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Ricristhi Gonçalves, frisa que apesar do aumento na oferta de testagem para Covid-19 no Ceará, a procura ainda está intensa. "Muitos não conseguem, tentam agendar e não conseguem. E a positividade tende a aumentar", disse.

Há pouco mais de uma semana, a Sesa dobrou o número Centros de Testagem gratuita para Covid-19, somando 12 unidades.

Conforme a gestora, a pasta está em tratativas com mais parceiros para abrir novos Centros de Testagem em Fortaleza e no Interior. Os novos centros devem ser divulgados pela secretaria até o fim desta semana. Equipes estão em treinamento para cooperação técnica.  "Ainda estamos avaliando quantos centros podem dispor para nós".

Ela destaca que, ao sentir algum sintoma e não conseguir agendar um teste, é preciso fazer auto-quarentena. "A recomendação é que a pessoa com síndrome gripal seja afastada. Independente de diagnóstico ou não. Empresa não deve exigir a testagem porque temos limitação de testagem. Mesmo que a gente amplie, não temos como conseguir atender todo mundo", afirma.

Ela alerta que em caso de sintomas de alerta, o paciente deve procurar unidade de saúde. A secretária afirma que a grande maioria das pessoas tem evoluído bem devido à vacinação, "mas algumas vão precisar de leito de enfermaria ou UTI".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Médicos alertam sobre cenário epidemiológico do Estado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.