6 de janeiro de 2022

Novos secretários de Camilo indicam continuidade

Camilo, Izolda e os novos gestores estaduais (Foto: reprodução/Twitter)

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na manhã de ontem (05/01), os novos secretários estaduais para substituir os que saíram na semana passada porque serão candidatos nas próximas eleições. Os escolhidos indicam, primordialmente, continuidade. Todos eles já exerciam funções de destaque dentro das próprias pastas. Dos quatro indicados, três têm considerável experiência política, outro traço das escolhas. As nomeações foram publicadas ontem no Diário Oficial do Estado.

Outra característica importante da composição foi o papel desempenhado pela vice-governadora Izolda Cela (PDT). Ela está na foto com Camilo e a nova equipe. Em dezembro, o governador havia falado ao O POVO que ela já teria participação ativa nessas mudanças. Camilo projeta ele mesmo sair em abril, para ser candidato a senador. A se confirmar essa perspectiva, Izolda assume o Governo do Estado. Por isso, a montagem da equipe passa por ela.

A troca dos secretários que serão candidatas, pela lei, só precisava ocorrer em 2 de abril, seis meses antes do primeiro turno das eleições. Porém, Camilo decidiu antecipar a saída de quem será candidato para a virada do ano. O argumento do governador foi evitar que haja descontinuidade, com os novos secretários entrando com oito meses de mandato pela frente e a quatro meses do início da campanha eleitoral. Situação ainda mais complexa com a perspectiva de haver não apenas novos secretários, mas também uma nova governadora.

Na perspectiva de manter as coisas caminhando, os escolhidos são profundos conhecedores da máquina e próximos dos antecessores. Não haverá surpresas ou necessidade de adaptação. Zezinho Albuquerque (PDT), que deverá concorrer à reeleição como deputado estadual, foi 3º secretário e 2º secretário da mesa diretora da Assembleia na época em que Marcos Cals era presidente. Nos últimos anos, Cals era secretário executivo de Zezinho.

No Desenvolvimento Agrário, Diassis Diniz deu lugar a Ana Teresa Barbosa de Carvalho, filiada também ao PT. Ela foi a única dos escolhidos que não era secretária executiva da pasta, mas presidente do Instituto Agropolos, organização social parceira da secretaria e de outras pastas do governo.

Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), assume Carlos Décimo, que foi assessor e chefe de gabinete do antecessor, Inácio Arruda (PCdoB) na Câmara dos Deputados e no Senado.

A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) estava acostumada a funcionar sem o titular, Mauro Filho (PDT), que se afastou várias vezes para assumir mandato de deputado federal. O secretário executivo Ronaldo Borges foi um dos que já exerceram a titularidade nesse período.

Fora do primeiro escalão, outra mudança que também ocorreu no governo por motivo eleitoral foi a saída de Lia Ferreira Gomes da secretaria executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, dentro da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Lia é irmã de Ciro e Cid Gomes (PDT). Não foi ainda informado quem a substituirá.

Dos nomes da linha de frente do governo, uma deverá ser candidata, mas não precisou sair. Janaína Farias, assessora especial do governador, é cotada como candidata a deputada federal pelo PT. Contudo, como não é ordenadora de despesa, diferentemente dos demais, ele fica no cargo até abril.

Diassis Diniz, que deixou a SDA, deverá concorrer a deputado estadual, assim como Lia. Inácio dizia não ter intenção de ser candidato, mas deixou a decisão com o partido. É cotado para concorrer a deputado federal. Zezinho tende a concorrer a deputado estadual, mas reconheceu ao O POVO que gostaria de ser lembrado para o Governo do Estado. Mauro Filho é postulante a candidatura a governador pelo PDT. Se preterido, deve ir novamente a deputado federal.

Novos secretários de Camilo Santana

Marcos Cals - Secretaria das Cidades: Vem de longa linhagem política, filho do ex-governador, ex-senador e ex-ministro César Cals. Exerceu seis mandatos na Assembleia Legislativa e foi duas vezes presidente, de 2003 a 2007. No primeiro governo Cid Gomes, foi secretário da Justiça e Cidadania. Em 2010, candidatou-se a governador do Ceará pelo PSDB e teve 775.852 votos, equivalente a 19% dos votos válidos. Concorreu a prefeito de Fortaleza em 1988 e 2012. Foi ainda superintendente do Incra. Era secretário executivo das Cidades.

Ana Teresa Barbosa de Carvalho - Secretaria do Desenvolvimento Agrário: Natural de Russas, foi eleita prefeita de Jaguaruana nas eleições de 2012, derrotando o então prefeito Bebeto Delfino. Em 2016, teve 48% dos votos e não se reelegeu. Em 2017, assumiu a presidência do Instituto Agropolos, cargo que exercia até agora.

Ronaldo Borges - Secretaria do Planejamento e Gestão: Graduado em Agronomia, mestre em Irrigação e Drenagem, especialista em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes. Trabalhou na elaboração e acompanhamento de projetos técnicos, econômicos e financeiros com o Banco do Nordeste, foi assessor na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), secretário executivo e coordenador administrativo-financeiro na Secretaria das Cidades e secretário executivo na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Era até então secretário executivo da Seplag.

Carlos Décimo - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior: Engenheiro de Pesca, Carlos Décimo de Souza atuava como secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece. Foi assessor e chefe de gabinete de Inácio na Câmara dos Deputados e no Senado, e assessor de Chico Lopes como deputado federal.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Camilo troca secretários, mas não mexe no time


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.