29 de janeiro de 2022

Governador diz que tendência é conceder reajuste a professores

Camilo e Izolda participaram da inauguração do Centro Integrado Multifuncional do Corpo de Bombeiros na Capital (Foto: Thiara Montefusco)

O Governo do Ceará deverá conceder aumento salarial aos professores de 33,24%, conforme o reajuste do piso definido pelo Governo Federal anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quinta-feira (27/01). A tendência foi revelada pelo governador Camilo Santana (PT), nessa sexta-feira, 28, durante inauguração do Centro Integrado Multifuncional (CIM) do Corpo de Bombeiros, no bairro Cidade dos Funcionários. 

O petista disse que, ao longo dos seus sete anos de governo, o Executivo estadual sempre garantiu todos os reajustes dados os professores da rede pública, mas que a questão sempre é primeiro debatida com a equipe econômica. "Todos os reajustes foram dados aos professores da rede pública estadual", disse.

E completou: "O que eu faço todas as vezes é pedir para que minha equipe toda, com muita responsabilidade, faça todas as análises de impacto financeiro para que a gente possa garantir o que o Ceará hoje é: um exemplo, de equilíbrio fiscal e o Estado que mais faz investimento na educação pública e reconhece a carreira dos seus professores". Logo depois, ele ressaltou: "Então, com certeza, nosso Estado sempre cumpre com todos os reajustes dos seus professores estaduais".

Em todo o Brasil, os professores da educação básica devem ter reajuste do piso salarial. O valor definido no plano federal precisa ser acompanhado por estados e municípios. Segundo informações dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, houve divergência dentro da equipe de Bolsonaro, com tentativa de conceder uma porcentagem inferior.

O valor de 33,24% é previsto a partir de critérios da Lei do Piso do Magistério que, atualmente, associa o reajuste à variação do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAAF-MIN) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em anos anteriores.

Para os professores de Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT) informou que, de acordo com a determinação da lei federal, o índice será aplicado. Já havia sido aprovado aumento de 11% para a categoria. Para chegar ao reajuste definido no novo piso, será concedido aumento extra de 22,24% aos servidores da educação.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Professoresde Fortaleza terão aumento de 33,24%, anuncia Sarto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.