16 de janeiro de 2022

Ceará começa a vacinar crianças de 11 anos contra a Covid-19

Cecília, de 11 anos, de Fortaleza, foi a primeira cearense a receber o imunizante pediátrico da Pfizer (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

Dois dias antes de completar um ano desde que a primeira pessoa adulta foi vacinada contra a Covid-19 no Ceará, chegou a vez de as crianças começarem a receber as doses pediátricas recém aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante produzido pela Pfizer, próprio para a faixa etária de 5 a 11 anos, chegou ao Estado na sexta-feira (14/01) e começou a ser aplicado na manhã de ontem (15/01) em Fortaleza. A primeira criança vacinada foi Cecília Ferreira de Lima, 11, moradora do bairro Vila União.

De tão aguardado que era o momento de receber a vacina contra a Covid-19, a menina acordou às 4 horas da manhã para ir ao Centro de Eventos. "Quando eu cheguei foi que fiquei sabendo que ia ser a primeira. Fiquei muito ansiosa, quando cheguei aqui, e muito feliz por ser a primeira, também", disse a garota que estava agendada para às 10 horas. Ao todo, a Prefeitura de Fortaleza espera vacinar, ao longo do fim de semana, 400 crianças, todas nascidas em 2010.

Para segunda-feira, 17, estão agendadas mais 1.000 jovens também de 11 anos. Para que a criança seja vacinada, é preciso que os pais ou responsáveis façam o cadastro dela no site Saúde Digital e aguardem o agendamento, que ocorrerá por idade, em ordem decrescente. Na Capital, a estimativa é de que haja em torno de 283 mil crianças entre 5 e 11 anos. Até as 12 horas de ontem, havia 78,1 mil (27,6%) cadastros de crianças nessa faixa etária realizados e confirmados na plataforma do governo do Estado.

Ao todo, 52 pontos de cadastramento foram distribuídos entre terminais de ônibus, Secretarias Regionais, Cucas, Centros Culturais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAs)

Apesar do número baixo, a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, explica que os cadastros sempre são poucos antes de a vacina chegar ao município. Mas quando o processo tem início, o número aumenta a cada dia. Desde sexta-feira, a Prefeitura tem realizado mutirão de cadastramento de crianças.

Ao todo, 52 pontos de cadastramento foram distribuídos entre terminais de ônibus, Secretarias Regionais, Cucas, Centros Culturais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAs). "Toda a Educação está envolvida, a Secretaria da Juventude, a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social. Estamos com várias pastas, a intersetorialidade toda envolvida nesse mutirão de ajudar as famílias que não têm muito acesso à internet", afirma a gestora.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), acompanhou de perto a vacinação de Sophia Santini Sales de Sousa, 11. A menina, que faz 12 anos na próxima quarta-feira, 19, estava ansiosa para ser vacinada e quer pendurar na parede o "certificado de coragem" que recebeu.  No certificado, a prefeitura parabeniza a criança que "enfrentou a temida agulhinha, demonstrou sua grande coragem e agora está protegido contra o coronavírus".

O pai ri ao contar: "Eu disse pra ela: 'Tem um negócio que vai acontecer amanhã (no sábado)...' E ela: 'A vacina?! A vacina?!' (Estava) doida pra receber a vacina

"Quando eu recebi a mensagem no celular, ontem, de que eu podia vir, fiquei tão feliz que minha mãe ficou preocupada mesmo. Eu não sabia que eu ia receber o certificado", conta Sophia. Para as demais crianças, ela deixa um recado: "Se imunizem, tomem cuidado, precauções e venham tomar a vacina da Covid".

Para Maria Clara, filha de Rômulo Dias, 45, que trabalha no setor financeiro, a vacina foi um presentão de aniversário: ela completa 12 anos neste domingo, 16. "Prevenir um pouco esse negócio da Covid-19", alivia-se. O pai ri ao contar: "Eu disse pra ela: 'Tem um negócio que vai acontecer amanhã (no sábado)...' E ela: 'A vacina?! A vacina?!' (Estava) doida pra receber a vacina."

A expectativa era grande, conta Rômulo Dias, "até porque agora a Covid voltou com muita força". Irmã de Maria Clara, Lívia, de 12 anos, está vacinada desde outubro. A próxima será Catarina, de 6 anos, que acompanhou as irmãs e o pai.

Acho que a iniciativa é bem importante para que as crianças se sintam bem recepcionadas aqui e percam um pouco o medo da vacina

A caçula tem medo de vacina, mas já avisou ao pai que quer voltar para brincar com o mágico  que estava entretendo o público agendado e os acompanhantes no salão de vacinação. "Acho que a iniciativa é bem importante para que as crianças se sintam bem recepcionadas aqui e percam um pouco o medo da vacina", afirma Rômulo Dias.

A apresentação fez parte do projeto VacinArte, da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), que tem apoiado a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na campanha de vacinação contra a Covid-19. "Vamos sim prosseguir, sobretudo nos finais de semana, nos locais de vacinação, com esse movimento da arte e da cultura, alegrando, distraindo nossas crianças e trazendo essa alegria nesse momento", afirmou a secretária Ana Estela Leite.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Vacinação infantil: menino indígena é primeira criança brasileira imunizada contra aCovid-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.