31 de outubro de 2013

Altaneira é contemplada com projeto de cisternas para produção de alimentos

Jeania Gomes, Superintendente do BNB,  explicou o objetivo da reunião - foto João Alves
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável- CMDS realizou na manhã de ontem (30/10), reuniu-se na sede da Associação Raízes Culturais de Altaneira – ARCA, com membros da comissão do projeto de implementação de cisternas para produção de alimentos no semiárido cearense, desenvolvido pelo Banco do Nordeste - BNB e a Organização Barreira Amigos Solidários – OBAS. O objetivo da reunião foi constituir e capacitar a comissão municipal para a execução e recebimento do projeto de cisternas para produção de alimentos no semiárido cearense.


Na reunião estiveram presentes representando o BNB, a Superintendente Francisca Jeania Rogério Gomes, o Agente de Desenvolvimento, Esly Almeida Melo Filho e os representantes da OBAS Manoel Jorge Pinto da Franca e Ivam Amaro de Sousa. Representante de várias entidades do município também estiveram presentes como, ASPROTACO, ASPROSACUM, ASPROVALER, ARCA, ABA, ACS e membros poder publico, dentre eles o Secretário Municipal de Agricultura Ceza Cristóvão e a Secretária de Assistência Social Elanny Cristina.


O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ceza Cristóvão, que também exerce o cargo de vice presidente do CMDS disse que o Conselho irá se reunir nos próximos dias para debater os pontos de distribuição das cisternas, "Tudo que vier contribuir com o enfrentamento da seca será sempre bem vindo, haja vista que essa tecnologia já mostrou sua eficácia e garantia de água para milhares de sertanejo nordeste afora,  seremos atentos a quem realmente precisa e seguiremos rigorosamente os critérios desse projeto" disse Ceza.

Foi apresentado pelos representantes da OBAS Jorge Pinto e Ivan Amaro de Sousa todo o processo de execução do projeto, tratando dos critérios, seleção das famílias, escolhas das comunidades e a meta total de 60 cisternas calçadão por município. O CMDS indicou para execução dos projetos as seguintes comunidades: Taboquinha, Taboleiro, Córrego, Tabocas, Açudinho, Chapada dos Romeiros, Samambaia e Estevão.

Definiu-se também o calendário de cadastramento das famílias e de capacitações em gestão da água para produção de alimentos. As mobilizações das famílias ficaram pautadas da seguinte maneira 02 e 03/12 e o GAPA (Gestão de Água para Produção na Agricultura) 07 e 08/12. Vale ressaltar que apenas a família que já possui a cisterna redonda, do projeto 1 milhão de cisternas, poderá ser beneficiada com este projeto.

Com informações Blog Informações em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.