21 de outubro de 2013

Sucessão estadual: articulação para 2014 começa a se intensificar

Cid Gomes, Primeira Dama e Assessores em Tel Aviv - foto compartilhada no Facebook
A pouco menos de um ano para as eleições, os prováveis candidatos e líderes partidários estão em intensa articulação. Este fim de semana foi um exemplo de movimentações estratégicas pelo Interior, envolvendo as três maiores forças partidárias do Estado - Pros, PMDB e PT - que serão determinantes para a corrida eleitoral do próximo ano. No sábado, o senador Eunício Oliveira (PMDB) esteve em Iguatu para encontro do PMDB e deu mostras de que o cenário começa a se afunilar a partir de agora.

“Eu votei duas vezes no governador Cid Gomes. Se a legislação permitisse, votaria de novo. Só que a lei não permite. Agora é a vez dos aliados”, afirmou Eunício, durante discurso. Pouco depois, em conversa com O POVO, o senador afirmou que “o jogo zerou”, já que, em seu entendimento, não há candidato natural ao Governo do Estado.

Porém, ele reforça que seu desejo é manter a aliança com Cid e diz que fez um acordo com o governador para que os assuntos eleitorais só fossem tratados no próximo ano. Eunício acrescenta ainda que a ida de Cid e seu grupo para o Pros “não altera nada” quanto às negociações para a eleição.

Sobre os que deixaram o PMDB para seguir o governador - a exemplo do vice-governador Domingos Filho - Eunício disse que “quem saiu do PMDB já não era peemedebista” e que o partido nada perdeu com o processo.

No mesmo dia em que Eunício participava, em Iguatu, do ato com cerca de cinco mil pessoas (segundo sua assessoria), Cid Gomes e os principais nomes de seu grupo político foram a Sobral - terra natal e base política do governador. Ele e o secretário de Saúde, Ciro Gomes (Pros), participaram do evento que lotou a Câmara Municipal, onde o prefeito Roberto Cláudio (Pros) e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros), receberam o título de cidadãos sobralenses.

O ex-ministro Leônidas Cristino (Pros) e o vice-governador Domingos Filho (Pros) também estiveram no evento. Os dois, junto com Zezinho, RC e o deputado estadual Mauro Filho (Pros) integram o rol dos possíveis indicados de Cid à sucessão.

A assessoria de RC informou que não houve nenhuma conversa para tratar de cenário político. De qualquer forma, o evento serviu para reunir lideranças e mostrar a força do grupo de Cid em um de seus principais nichos.

Também em Sobral, ocorreu o debate entre os cinco candidatos à presidência estadual do PT, no sábado. O comando da sigla também será peça fundamental no jogo eleitoral, uma vez que alguns candidatos pregam candidatura própria ao governo, enquanto outros querem manter a aliança com o grupo do governador.

No domingo o governador Cid Gomes viajou a Israel e postou fotos na rede social Facebook da chegada, comidas típicas e da vista de Tel Aviv, demonstrando pouca preocupação com as movimentações políticas em terras alencarinas.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.