26 de outubro de 2013

O sucesso e o sumiço de Belchior

O cantor e compositor cearense Belchior em 1999, quando lançou
o álbum duplo "Auto-Retrato", em São Paulo (Foto: Cleo Velleda)

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes um rapaz latino-americano, do interior do Ceará, completou 67 anos sem dinheiro no banco, e sem parentes importantes e atualmente em lugar incerto e não sabido.

No período em que cursava Medicina na Universidade Federal do Ceará, Belchior participou de alguns festivais, fez amizades e abandonou a faculdade para tentar a carreira na música no Rio de Janeiro em 1971.

Com a canção Mucuripe, já em 1972, começou a mostrar sua cara e sua música, como compositor, em uma parceria com o também cearense Fagner. O primeiro LP trazia músicas como “Na Hora do Almoço”“A Palo Seco” e “Todo Sujo de Batom”, mas não emplacou e o cearense se apresentava em escolas, pequenos teatros e até em penitenciárias.

O sucesso veio com Alucinação, de 1976, a coletânea contava com “Velha Roupa Colorida”“Apenas um Rapaz Latino-Americano” e “Como Nossos Pais”, grande sucesso eternizado por Elis. Belchior atingiu o topo das paradas no final dos anos 1970 e 1980. Em 1999 lança seu último CD “Auto-Retrato”.

No final de 2006 abandonou o casamento de 35 anos com Ângela Margareth Henman Belchior para viver com a artista Edna Assunção de Araújo), que conheceu um ano antes. Cancelou várias apresentações e reduziu as aparições públicas.

Pouco tempo depois Belchior estava afundado em dívidas e simplesmente sumiu. Pelo menos dois carros do cantor foram abandonados (um ficou no Aeroporto de Congonhas e o outro em um estacionamento próximo à antiga residência).  Tornou-se um foragido da polícia pela falta de pagamento de pensão alimentícia aos seus filhos.

Uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, em agosto de 2009, encontrou Belchior em San Gregorio de Palanco, no Uruguai, e revelou alguns de seus passos durante o período no anonimato.  O compositor negou que estivesse desaparecido e não quis falar sobre os problemas financeiros, além de afirmar que continuava vivendo em São Paulo e prometer um novo CD só com músicas inéditas, que nunca ganhou vida. Andanças pelo Sul do Brasil e mais dívidas acumuladas em cada lugar que passou ao lado de Edna marcaram seus últimos anos.

A fuga trouxe a fama ao cantor na internet e suas músicas passaram a ser ainda mais procuradas em sítios eletrônico e aplicativos, mas nada que trouxesse o cearense de volta aos palcos.

Belchior completa hoje mais um aniversário no anonimato

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.