7 de outubro de 2013

Pau da Bandeira 2013: a mistura do profano e religioso

Foliões fecham a Rodovia aguardando o cortejo do Pau da Bandeira - foto João Alves
É indiscutível a grandiosidade da participação popular no Pau da Bandeira de Altaneira, evento outrora puramente religioso, que antes reunia apenas os homens da cidade que traziam da Zona Rural um tronco de árvore para servir de mastro para a Bandeira da Padroeira Santa Teresa D’Ávila em frente a Matriz. 

Nos últimos 20 anos, após várias edições de sucesso, o cortejo do Pau da Bandeira atrai foliões de todas as idades, animados por paredões de som com músicas de forró de qualidade duvidoso e um trio elétrico com os Hinos da Padroeira.

Aproximadamente quatro mil pessoas participam da festa do pau aglomeradas em blocos usando camisas típicas de carnaval fora de época e outras em trajes comuns regadas a cachaça, cerveja e outras bebidas.

Este ano como aconteceu em outras cidade foi cogitada a proibição dos famosos paredões, mas houve uma revolta da juventude nas redes sociais e a organização da festa cedeu ao apelo dos jovens e os paredões foram liberados provocando uma grande balbúrdia entre os participantes.

A festa do pau da bandeira virou marca registrada no calendário festivo de Altaneira, sendo considerada por muitos a melhor festa de Altaneira, uma vez que inicia no meio tarde, nos bares e barracas, segue para o Sítio Poças e voltam em caminhada pela Rodovia CE 388 numa caminha de quase 3 km até a Igreja Matriz para a levantada do pau, numa mistura harmoniosa entre profano e o religioso.

Confira outras fotos do cortejo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.