10 de outubro de 2013

Liderança de Eunício em pesquisa anima aliados; cidistas minimizam

Eunicio Oliveira e o Prefeito de Caririaçu João Marcos - foto divulgação
Se muita coisa ainda pode mudar até as eleições do próximo ano, as pesquisas de opinião vão animando os bastidores do jogo político. O levantamento divulgado pelo Vox Populi na última terça-feira, 8, apontou o senador Eunício Oliveira (PMDB) na liderança pela disputa do Governo do Estado e repercutiu ontem na Assembleia Legislativa. Quem simpatiza com a provável candidatura do peemedebista diz que os números cacifam ainda mais o senador. Já o grupo próximo ao governador Cid Gomes (Pros) minimiza a pesquisa e prefere ressaltar o índice de aprovação do governador.

Danniel Oliveira (PMDB), sobrinho de Eunício, diz que o senador é “o preferido dos cearenses para governar o Estado e isso tem que ser colocado na mesa de negociações”. Na pesquisa, Eunício aparece à frente em todos os cenários projetados pelo instituto na disputa para governador, variando de 37% a 45%. “É o povo que está querendo e, quando as pessoas querem, fica difícil ir contra”, diz o deputado.

Por outro lado, os governistas dizem que é cedo para tratar das eleições e que as pesquisas têm pouca relevância até a formação das coligações e a indicação dos candidatos. O líder do Governo, José Sarto (Pros), lembra as primeiras pesquisas para prefeito de Fortaleza, no ano passado. “O Inácio (Arruda – PcdoB) saiu lá na frente”, recorda. Inácio terminou a eleição em sétimo lugar, com 1,8% dos votos válidos.

Mauro Filho (Pros), cotado como possível indicado de Cid para a sucessão, diz que esse tipo de análise, a um ano da eleição, “é coisa de político” e não interessa à população. Mas observa que a pesquisa aponta boa avaliação de Cid e que, por isso, a atual aliança deve ser preservada, inclusive com o PMDB de Eunício. Na disputa incluindo Eunício e Mauro Filho, pela sondagem do Vox Populi, o senador tem 37% das intenções de voto, contra 10% do ex-secretário da Fazenda. Entre eles, com 15%, aparece a ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Sem a petista, o peemedebista tem 42% contra 14% de Mauro. Já a aprovação do Governo de Cid é de 63%.

Longe dos holofotes e prestes a deixar a presidência estadual do PT, Luizianne figura no levantamento como um dos adversários com maior intenção de votos na disputa com Eunício, assim como o atual prefeito Roberto Cláudio (Pros). O deputado Antônio Carlos (PT), próximo a Luizianne, diz que isso mostra a viabilidade eleitoral da ex-prefeita e defende que os números sejam levados em conta na decisão do partido, seja para ela concorrer ao Governo ou ao Senado.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.