26 de outubro de 2013

Mais de 495 mil cearenses começam hoje maratona de provas do Enem

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa hoje. Serão nove horas e meia de provas durante este fim de semana. Para os 495.095 inscritos no Ceará, o momento é de ficar atento a informações que podem fazer a diferença -como o momento de abertura e fechamento dos locais de prova. O Enem começa às 13 horas, mas, por causa do horário de verão, o início da prova no Ceará será ao meio-dia. Os portões abrem uma hora antes (11 horas) e fecham no início da prova. Uma vez fechados, não será mais possível fazer o exame. 


Entre os candidatos inscritos para o Enem no Ceará, 72% se autodefiniram como pretos, pardos ou indígenas. As três características podem ser utilizadas para a seleção de estudantes enquadrados nas Lei das Cotas. De acordo com o coordenador do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal do Ceará (UFC), Miguel Franklin, o dado era esperado - considerando que 68% da população cearense se considera parda, segundo o Censo 2010 do IBGE. Para Franklin, o critério que mais influi, de acordo com a Lei nº 12.711, é a conclusão do ensino médio em escola pública, fator base para a Lei das Cotas.

Cuidados
 
É importante tomar algumas precauções antes de sair de casa para a prova. Reservar algum alimento para comer durante o exame é recomendado, sobretudo se for uma barra de cereal ou chocolate para manter o nível de açúcar no sangue. Camisetas, bermudas e sandálias são adequadas para usar nestes dois dias, e não esquecer de levar canetas pretas com revestimento transparente é fundamental.

O estudante do 3º ano, Alisson Oliveira, 17, participante veterano de olimpíadas de história e matemática, está ciente da importância dessas precauções. “Vou chegar bem no horário para não ter nervosismo. É bom encarar como mais um passo na nossa vida, não é o fim do mundo”, diz o estudante, que pretende cursar engenharia civil.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) colocará 57 ônibus extras em circulação na Cidade hoje. A frota extra deve atender quem se deslocará para os locais de provas. Outros 56 ônibus extras devem circular no domingo e algumas linhas terão acréscimos de veículos para atender especificamente a demanda do Enem.

Em Altaneira não foi divulgado o número exato de estudantes que se inscreveram no Enem, mas o Secretário Municipal de Educação, Deza Soares, disponibilizou toda a frota do transporte escolar do Município para transportar os estudantes aos locais de aplicação dos exames.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.