23 de outubro de 2013

Após manifestações populares Prefeito muda Pórtico do Exu

Pórtico em construção na entrada da cidade do Exu - foto Cissa Leandro
Depois de muitas reclamações e protestos que geraram até interdição de rodovia, o Prefeito do Município de Exu, no Sertão do Araripe pernambucano, decidiu que o novo pórtico da cidade prestará uma homenagem ao eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, filho natural da cidade.

A prefeito pretendia edificar o portal com as frases “Seja Bem Vindo a Exu, Terra de Bom Jesus” e “Volte Sempre a Exu, Terra de Bom Jesus”, mas após protestos e manifestações populares que inclusive contou com o apoio do poeta Flavio Leandro e de outros artista o representante do ministério público local convocou uma reunião entre as partes interessadas.

O impasse sobre o pórtico vem desde 2009. Segundo o prefeito, um projeto aprovado naquele ano autorizou a construção sem homenagem a Luiz Gonzaga, mas os representantes das entidades civis e dos movimentos sociais lembraram que em 2011 a Câmara aprovou outro Projeto de Lei disciplinando a construção do Pórtico.

Na reunião com o Promotor de Justiça local ficou definido que no novo equipamento será construído com as frases “Bem vindo a Exu, Terra de Luiz Gonzaga” e “Volte sempre à Terra do Rei do Baião”.

O Advogado Nazário Bento em nota publicada nas redes sociais registrou que pela primeira vez na história do Exu viu a população local se despir de suas ideologias política e religiosa unindo-se em prol de um objetivo único e nobre “preservar a sua identidade cultural e ver retratado no Pórtico da entrada da Cidade o nome do cidadão que fez de Exu, uma cidade conhecida pelo Mundo”.

O advogado lembrou ainda do Dr. Dirceu Barros, promotor de Justiça, que por muitos anos atuou na cidade que dizia: “Luiz Gonzaga é único, e junto com a paz são os maiores patrimônios deste lugar”.

Com informações Blog da Folha de Exu

Confira outras fotos da manifestação que motivou a mudança:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.