24 de agosto de 2016

Rede social tem ainda mais importância para os candidatos

Imagens de perfil dos dois candidatos a prefeito de Altaneira na rede social Facebook
Levantamento do jornal "O Povo" de Fortaleza apontou que com menos recursos, tempo reduzido de campanha, espaço menor no horário eleitoral, as mudanças na lei eleitoral e a presença maciça nas interações convergem para dar relevância máxima às redes sociais, e sem precedentes no histórico de campanhas eleitorais do País. Na capital os candidatos estão muito ativos no Facebook, seja por frequentes transmissões ao vivo, vídeos elaborados ou enquetes de interação com o internauta.

O consultor de marketing W. Gabriel, consultor de marketing digital, o caminho a ser percorrido na Internet é mesmo o Facebook. “Ele detém a maioria esmagadora de visibilidade sobre toda e qualquer campanha. Outras redes são importantes? Claro. Mas, se tiver pouco tempo, precisa se concentrar no Facebook”, sugere o especialista.

Gabriel afirma que, pela primeira vez, as redes sociais têm “máxima importância” numa campanha eleitoral. “Antes era mais um laboratório. Agora, é ponto estratégico de campanha”, avalia.

Segundo ele, porém, os candidatos ainda têm “posicionamento pouco conversacional” nas redes, por “medo de abrir a porteira para reclamações”, e não se expõem “como pedem as mídias sociais”. O especialista alerta ainda para o perigo de ações, como mascotes e cartuns, de gerar dissonância com a figura real do político.

De acordo com W. Gabriel a frequência de postagens é um perigo. “Postar de hora em hora é como uma pessoa tocando sua campainha de hora em hora. É chato. O melhor é agrupar postagens em uma, até porque uma nova publicação tira a relevância da anterior”, diz. Ele destaca a importância de responder comentários, mas pede cautela. “O principal risco é a língua do candidato. Não pode perder a cabeça.”

Em Altaneira ainda é tímida a participação dos candidatos nas redes sociais, mas candidato do PT, Dariomar Soares, tem uma atuação mais efetiva. Além de seu perfil Dariomar criou uma página onde divulgou seu material de campanha e 13 imagens do primeiro evento realizado com a Juventude.

Na tarde de ontem (23/08) Dariomar divulgou na sua linha do tempo da rede social Facebook o convite para o primeiro Comício de sua campanha e menos de 13 minutos já estava espalhado em vários perfis, com centenas de curtidas e dezenas de comentários.

O candidato Ricardo Arrais (PMDB) ainda não divulgou evento para este final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.