21 de fevereiro de 2017

Chove em 141 municípios do Ceará

O Ceará registrou chuva em 141 municípios das 7 horas de domingo, 19, até às 7 horas de ontem (20/02). Os municípios de Jaguaretama (125 mm), Altaneira (106 mm) e Fortim (105,5 mm) registraram as maiores ocorrências.

A ocorrência de chuvas em quase todos os municípios no último fim de semana fez com que o Estado superasse a média histórica do mês de fevereiro. De acordo com o Calendário das Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de ontem, os primeiros 20 dias do mês apresentaram acumulado de 121,6 mm de chuva — 2,5% a mais que a média histórica do mês (118,6 mm).

“Essas chuvas que aconteceram nos últimos dois fins de semana são resultado direto da Zona de Convergência Intertropical”, resume o meteorologista da Funceme Raul Fritz. Segundo ele, a previsão para os próximos dias de fevereiro segue as condições meteorológicas para ocorrência de mais chuvas.

De acordo com resenha divulgada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), foi registrado aporte em 63 açudes do Ceará, destacando-se os açudes Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Edson Queiroz, Frios, Pedras Brancas e Pentecoste.

Na manhã de hoje, a partir das 9 horas, o presidente da Funceme, Eduardo Martins, apresenta as probabilidades da previsão climática para os próximos três meses da quadra chuvosa. No encontro, que ocorre na sede da Cogerh, Eduardo apresenta probabilidades para as categorias abaixo da média, em torno da média e acima da média, referentes ao acumulado de precipitações em março, abril e maio.

As 10 maiores chuvas registradas no Ceará:
Jaguaretama : 125 mm
Fortim: 106 mm
Altaneira: 105,5 mm
Barro : 100 mm
Hidrolândia: 90 mm
Barro: 87,3 mm
Potiretama: 85 mm
Lavras da Mangabeira : 82 mm
Iracema: 76 mm
Beberibe: 75,6

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.