6 de agosto de 2019

Grupo de Estudos da URCA realizará Seminário de Povos Indígenas do Cariri Cearense


Será realizado nos dias 09 e 10 de agosto o I Seminário de Povos Indígenas do Cariri Cearense. Segundo informações do professor Nicolau Neto o evento ocorrerá de forma itinerante, visando aproximar o mundo acadêmico das comunidades indígenas na região do Cariri cearense.

"O evento se configura como um ponta pé inicial para que os movimentos indígenas e seus saberes comecem a circular de forma mais efetiva dentro da universidade", registra o professor e blogueiro altaneirense.

O seminário é uma realização de grupos de estudos, como o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais (GEDHUF) e o NEDESA, da própria Universidade Regional do Cariri (URCA), do Geopark Araripe e da Fundação Cearense de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e tem o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (Negrer URCA), do Projeto Historiando, da Associação Liberária de Desenvolvimento e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável (ALDEIAS) e do Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe (MOACPÉS).

A organização afirma ainda que o seminário priorizou nessa primeira edição o encontro entre os Kariris de Poço Dantas e seus parentes que migraram para Crateús, representados pelas lideranças Teresa Kariri e Cristina Kariri.

O encontro ocorrerá dentro das reflexões alusivas ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, 09 de agosto, e promoverá também o encontro entre a URCA e a comunidade de Poço Dantas, localizada em Crato.

Na programação, destaque para a participação de Teka Potiguara, liderança do movimento potigataupia. Para agregar produção e circulação de conhecimento, haverá oficinas e mesas redondas conforme a programação abaixo:


Com informações Blog Negro Nicolau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.