18 de agosto de 2019

Professora altaneirense é empossada na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe


A professora Corrinha Lino no centro da imagem com os membros da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe em Altaneira (Foto: João Alves)
Em cerimônia realizada na noite de ontem (17/08) auditório da Secretaria de Assistência Social de Altaneira, tomou posse na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe da professora altaneirense Maria Oliveira Lino, popularmente conhecida por Corrinha Lino.


O evento que contou com a participação de parte dos membros a Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe, de professores/as, familiares, amigos e amigas, além do presidente da seccional Araripe, o poeta Adriano Sousa, visou oficializar o assento da acadêmica na cadeira nº 31.

No seu discurso de posse Corrinha Lino teceu agradecimentos ao presidente da entidade pela oportunidade de compor o grupo de acadêmicos/as, aos familiares do seu patrono por terem contribuído para sua pesquisa. Segunda ela, o próximo passo será escrever um livro. “É meu grande sonho”, pontuou.

Corrinha escolheu como patrono Antônio Rodrigues dos Santos, que passou para o imaginário altaneirense como “Ribuliço, poeta popular novolidense domiciliado em Altaneira dos 11 anos idade aos últimos dias de vida.

No seu trabalho de pesquisa, a acadêmica enfatiza que “a profissão de motorista favorecia” a Ribuliço “o contato com muitas pessoas das mais diversas classes sociais” e que “sua inspiração era a diversidade de lugares por onde passava e a quantidade de pessoas que conhecia. Ao ouvi-las sua imaginação trabalhava juntando palavras que constituiria os versos”.

Com informações Blog Negro Nicolau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.