18 de abril de 2021

Governo do Ceará prorroga decreto, mas libera atividades físicas individuais em áreas públicas

Governador Camilo Santana e o secretário de Saúde, Dr. Cabeto, anunciaram a renovação das medidas de isolamento social (Foto: Evaristo Sa)


No início da tarde de ontem, o Governo do Ceará publicou o decreto que prorroga a flexibilização das restrições contra a Covid-19 no Estado, iniciadas na última segunda-feira, 12. O novo decreto mantém as mesmas recomendações do anterior, com exceção das atividades físicas individuais em espaços públicos, que passam a ser liberadas.

O decreto anunciado terá vigência de sete dias, tendo duração até o próximo dia 25 de abril. O sistema de lockdown segue valendo durante os fins de semana e a retomada gradual de setores econômicos e comportamentais, como escolas, igrejas e restaurantes, está mantida.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais realizada ainda no início da tarde de ontem (17/04) o governador Camilo Santana anunciou que a equipe responsável por analisar a situação pandêmica do Ceará optou por manter as medidas por mais uma semana, para que uma análise mais completa do quadro possa ser feita.

Cabeto avaliou ainda a taxa de transmissão do vírus no Ceará. Segundo o secretário, quando o índice está superior a 1 existe uma tendência de aumento de casos na região. Na tabela apresentada, Fortaleza mostra um cenário otimista. Tendo a sua taxa reduzida de 1,12, entre 06/03 e 26/03, para 0,95, entre 12/03 e 01/04.

A região do Cariri também apresentou queda durante o mesmo período, indo de 1,07 para os mesmos 0,95 da Capital. Sobral também segue a tendência de queda, baixando a taxa de transmissão de 1,22 para 0,97. O Sertão Central e o Litoral Leste/Jaguaribe ainda apresentam taxas superiores a um, com 1,07 e 1,11, respectivamente.

Todos os números apresentados serviram como base para as decisões que foram tomadas após reunião feita com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, na última sexta, 16.

Camilo destacou que o único ajuste do novo decreto é a liberação das atividades físicas individuais em espaços públicos abertos. O uso de máscaras segue sendo obrigatório.

"A única mudança de ajuste que nós estamos fazendo é a autorização das atividades físicas individuais, inclusive, em espaços públicos, por uma questão de saúde da população. Portanto, passam a ser autorizadas as atividades físicas individuais em espaços públicos e abertos no Ceará. Lembrando que o isolamento rígido continua no fim de semana".

"A decisão do comitê é de manter o decreto pelos próximos sete dias para poder completar o ciclo epidemiológico, que é de 14 dias. Para avaliar com mais segurança, até porque há uma pressão muito alta na demanda assistencial do estado do Ceará, e há preocupação nossa de garantir o atendimento, para que ninguém fique sem. Vamos aguardar essa próxima semana para analisar o ciclo epidemiológico, para uma observação mais criteriosa", explicou Camilo.

Segundo a análise do secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, os números da pandemia apresentam tendência de queda, apesar do quadro ainda ser preocupante.

Em um gráfico apresentado por Cabeto, os índices de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) apresentaram redução no mês de abril. A projeção feita pelo governo estadual aponta que a procura das Upas deve ser menor neste mês em relação ao mês de março.

Mesmo em tendência de queda, o número de testes que apresentam resultado positivo no Ceará é de 43%, taxa considerada elevada pelo secretário, apesar da diminuição em um comparativo com semanas anteriores.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Lojistas descumprem decreto no Cariri


Um comentário:

  1. Será que está no tempo certo de reabrir o comércio?
    Tanto no Ceará quanto no Brasil todo, não vejo que os casos estão diminuindo. Talvez estabilizando em um platô.
    Eu trabalho com gramas de diferentes tipos: Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Coreana, Grama Bermuda, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho e vendo para todo o Brasil, para cidades tais como: Gramas para São Paulo, Gramas para Minas Gerais, Gramas para Santa Catarina, Gramas para Campinas e região, Gramas para Belo Horizonte e região, Gramas para Rio de Janeiro, Gramas para Santa Catarina, Gramas para Mato Gross, Gramas para Mato Grosso do Sul, Gramas para Rio Grande do Sul, Gramas para Espírito Santo, Mapa do Site, Gramas para Bahia.
    Os negócios deram uma piorada com a pandemia e estamos tentando tocar os negócios. Felizmente, o cuidado e plantio é feito em lugares abertos. Então é menos risco.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.