19 de julho de 2015

150 anos de emancipação política de Assaré

 

Vista parcial da cidade de Assaré na década de 1970 (Foto: Arquivo/IBGE)

Assaré é conhecida por ser a terra natal do poeta popular, cantor, compositor e improvisador Patativa do Assaré. O município de Assaré é conhecido por muitos como " A Terra da Poesia Popular".

O município de Assaré também representa um grande polo turístico do Ceará, seus casarões históricos; a igreja matriz construída em 1842; o Açude Banguê, o mais antigo da cidade, datado de 1844; o sobrado de arquitetura antiga e imponente que abriga toda a vida de Patativa do Assaré; os atrativos culturais e naturais do município; e a barragem Canoas, que abastece o município, e todos os anos atraem pessoas de vários estados do Brasil.

Etimologia


O topônimo Assaré vem do tupi guarani içá (estaca) e ere (partícula afirmativa) e significa naturalmente alguma estaca ali encontrada pelos índios e que atraiu-lhes a atenção. O topônimo Assaré também pode vir do tapuia aça-ré (a travessia diferente) e significa atalho. Sua denominação original era Assaípio de Assaré e, desde 1950, Assaré.

História do município de Assaré


Até o ano de 1775, o local onde assenta a cidade de Assaré não era povoado em suas adjacências, num raio de três léguas, consistindo apenas em um campo nu de vegetação, à exceção de algumas carnaubeiras e moitas de pereiros, uma ou outra oiticica às margens de pequenos regatos que sulcam o terreno e correm no inverno; e mais uma infinidade de pequenos olhos d'água, nas encostas da serra e nas gargantas e cachoeiras e a soberba pastagem nas várzeas e escalvado, tornavam-no apropriado para a criação em geral.

O início da vila

Alexandre da Silva Pereira, filho de Manoel da Silva, adquirindo as terras do local e adjacências, veio estabelecer-se com a família, criação e escravatura, à margem do regato mais volumoso da região, ficando-lhe ao norte a várzea de carnaubal, e ao sul, os campos de "lagoa da pedra".

O proprietário tornou-se em breve conhecido e respeitado, mesmo em zonas distantes, dada a facilidade de comunicação, por que aí se cruzavam as mais movimentadas estradas da época: a Cariri-Inhamuns com a Piauí-Sertões do Baixo (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); resultando um "pouso certo" e confortável para os transeuntes que aproveitavam as ocasiões para transações, transformando a fazenda em entreposto comercial.

Visando promover o povoamento, fez o proprietário diversas doações de terras em torno da fazenda, tendo o cuidado de reservar uma parte para o patrimônio do orago da futura freguesia.

A Freguesia de Nossa Senhora das Dores da Ribeira dos Bastiões

Em 1823, os independentes do Ceará Grande, organizando a expedição que foi conhecida por Marcha de Caxias, a fim de sufocar os rebeldes do Piauí, transformaram o povoado em campo de concentração, ficando aí aquartelados, o que concorreu para melhorar as condições do povoado.

Em 1831 ia ser elevado a distrito de paz, quando a revolução de Joaquim Pinto Madeira irrompeu no Cariri, vindo estas terras a ser teatro de lutas entre liberais e corcundas. A sede da freguesia, entretanto, ficou em Santana do Brejo Grande - Santana do Cariri - (1838), local impróprio. A construção da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores começou em 1842, no local da primitiva capelinha. Em 1844 foi construído, às expensas da padroeira, o açude Banguê, depois denominado Açude de Nossa Senhora.

Assaré passou a sede de freguesia em 1850, com a transferência de Santana do Brejo Grande (Santana do Cariri), com a nova denominação de Freguesia de Nossa Senhora das Dores da Ribeira dos Bastiões.

Emancipação política

A transformação do distrito em vila, com desmembramento do município de Saboeiro, deu-se conforme Lei nº 1.152 de 19 de julho de 1865, tendo sido instalado a 11 de janeiro de 1869 já com a denominação de Assaré. Sua elevação à categoria de município ocorreu segundo Decreto-Lei nº 448 de 20 de dezembro de 1938.

É considerado seu fundador Alexandre da Silva Pereira.

O município de Assaré está subdividido em três distritos. São eles: Genezaré, Amaro e Aratama.

Turismo

O turismo é uma importante fonte de renda no município: casarões coloniais datados do século XIX, instituições que ressaltam a cultura municipal e áreas de Lazer atraem pessoas de todos os estados do Brasil.

São pontos turísticos de Assaré:

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (século XIX)

Memorial Patativa do Assaré

Casa de Patativa do Assaré

Casa da Várzea (século XIX)

Casa da Fazenda Infincado ou Casarão do Barão de Aquiraz (século XIX)

Barragem Canoas

Casa de Patativa na Serra de Santana

Cultura

Patativa do Assaré, poeta popular, compositor, cantor e improvisador, é considerado o assareence mais ilustre

Em se tratando de cultura, Assaré é um importante centro cultural da região do Cariri, e abriga as principais manifestações culturais típicas do nordeste brasileiro.

Os principais eventos culturais que ocorrem no município de Assaré e atraem pessoas de diversos lugares do estado do Ceará são:

Festa da Padroeira Nossa senhora das Dores (7 de setembro a 15 de setembro)

Festas dos Caretas (Parque de Vaquejada e Vila Bonita) - Semana Santa

Assaré em Arte e Cultura (Festa de Patativa) – março

Paixão de Cristo – Sexta Feira da Paixão

Assaré Junino – junho

Cavalgada do Dia 19 (Aniversário do Município) - 19 de julho

Festa do Município – 19 de julho

Vaquejada do Parque de Vaquejada Vicente Liberalino – julho

Natal de Luz - dezembro

Assaré ainda conta com grupos de cultura popular. Os principais grupos:

Banda Cabaçal de Mestre Zé Lino

Grupo de Coco dos Biliscos

Reisado de Caretas

Artesanato em couro

Academia da Poesia Popular

Arraiá do Patativa

Penitentes do Genezaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.