16 de outubro de 2016

Bispo preside missa de despedida em Altaneira

Dom Fernando Panico na Praça Pe David Moreira em Altaneira (Foto: Patrícia Silva)
O bispo dom Fernando Panico encerra seu episcopado na diocese do Crato no início do próximo (2017) e deve cumprir uma agenda de celebrações de despedida nas cinco foranias que forma diocese de Crato e na última sexta-feira (14/10), foi a vez da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, em Altaneira.

Na celebração, durante a homilia, Dom Fernando lembrou que era uma noite ainda mais especial, pois a paróquia de Altaneira foi a primeira que ele criou em seu episcopado na diocese.

“Lembro que no ano 2001, quando assumi a diocese de Crato, uma comissão de Altaneira foi me visitar na cúria fazendo o pedido para criarmos uma paróquia. Começamos a estudar e quando vimos que estava tudo pronto, não hesitei, criamos esta paróquia dedicada a Santa Teresa D’Ávila. Foi a primeira paróquia que criei aqui na diocese de Crato. Vocês são meus primogênitos”, recordou bispo.
 
Dom Fernando Panico no momento da homilia em Altaneira (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando ainda falou sobre o testemunho de Santa Teresa como uma mulher forte e corajosa que teve ideais inspirados no evangelho de Jesus e, ao anunciar que aquela seria a última celebração dele como bispo diocesano naquela paróquia foi aplaudido intensamente, como uma forma de reconhecimento de todo o trabalho que tem feito pela diocese, pelas paróquias, pelas comunidades.

O pároco, padre Francisco Alberto Neves Nascimento, um dos sacerdotes ordenados por dom Fernando, resumiu o sentimento dos paroquianos afirmando ser este um momento de emoção e gratidão ao bispo diocesano por toda sua doação de vida à Igreja. “Dom Fernando o senhor sempre será o quinto bispo da diocese de Crato, sempre será o bispo de nossa paróquia e sempre será o bispo do coração de Santa Teresa”, disse o padre.
 
Fiéis no Pátio da Igreja Matriz em Altaneira durante a Missa (Foto: Patrícia Silva)
Com a serenidade que sempre teve durante os quinze anos à frente da diocese de Crato e utilizando as palavras da doutora da Igreja, nesta última noite de novena, dom Fernando deixou um ensinamento aos fiéis: “A paciência tudo alcança. Sejamos pacientes nas perseguições, nas injurias, nas mentiras que inventarem contra nós. E o que alcança a quem tem Deus? Nada lhe falta. Busquemos o céu”.

Assim, com este celebre ensinamento, o bispo foi homenageado no final da celebração que aconteceu na praça em frente à Igreja Matriz, pelo coral Vozes do Rei, de Santana do Cariri, que representou toda comunidade naquele momento cantando para dom Fernando o Hino de Santa Teresa, “Nada de Perturbe”.


Com informações Portal da Diocese do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.