19 de agosto de 2017

"O acerto e o erro de Tasso" por Erico Firmo

Tasso Jereissati (PSDB) cometeu um erro em relação ao programa do PSDB que não é novo em sua trajetória. Ele nunca foi propriamente dado a conversar muito, a compartilhar decisões. Sempre foi seu estilo: se estiver em posição de decidir, ele pode até ouvir opiniões. Mas vai resolver conforme sua cabeça. 

No âmbito federal, ele até se contém um pouco, pela própria natureza da arena em que está. Mas se seus pares no PSDB nacional não sabiam disso, a política cearense bem sabe que Tasso, com poder na mão, faz aquilo que acha que tem de fazer, independentemente de opiniões contrárias.


Há virtude e problema aí. Tasso erra porque a autocrítica do PSDB não foi conclusão à qual o partido chegou, mas sim seu presidente, sozinho. A postura adotada no programa que foi ao ar nesta semana é de partido que rompeu com o governo. Os tucanos não decidiram assim. Nem sei se algum dia decidirão.

Tasso erra no método, mas acerta no mérito. Ele age individualmente e sem consultar os demais, mas sua posição é mais correta que a do conjunto do partido. Aliás, é incrível como a política brasileira chega ao fundo do poço e ninguém parece achar que fez algo de errado. Nenhum dos principais partidos acha que tem alguma culpa. 

O programa do PSDB, definido por Tasso, fez uma autocrítica discretíssima. Nem disse exatamente em que entende que errou. Foi o bastante para o partido entrar em ebulição.

Tasso errou ao não construir essa posição coletivamente. E o partido erra pela forma como reage. Poderia ter sido oportunidade para os tucanos tentarem se mostrar como diferentes e que não concordam com o rumo que as coisas tomam no País. Pelo contrário, o recado que ficou é de que está tudo bem, o caminho é esse mesmo.


Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.