11 de novembro de 2018

Diplomação de 10 novos acadêmicos e lançamento de livro e marcam primeiro aniversário da ALB/Secccional Araripe

Os dez novos membros da ALB/Secional Araripe. (Foto: Aristóteles Alencar)
A Secccional araripense da Academia de Letras do Brasil (ALB) iniciou na última sexta-feira (09/11) a atividades em comemoração ao seu primeiro aniversário. Os acadêmicos prepararam uma grande e diversificada programação iniciando com a exposição de arte com óleo sobre tela do escritor, artista plástico e acadêmico de Santana do Cariri Raimundo Sandro Cidrão.

Ontem (10/11) houve a entrega da comenda “Benfeitores do Cariri” a personalidades, instituições e a imprensa alternativa do Cariri, assim como o lançamento do livro “Patronos, Vol. 1”.

A obra é uma ação coletiva reunindo os trabalhos de pesquisas Sandro Cidrão, Adriano Sousa, Eliziane Alves, Francisca Lira, José Evantuil, Maria Elói, Lucélia Muniz e Germá Martins. Segundo os organizadores, a ideia é que lançar mais três volumes com todos os trabalhos de pesquisas dos membros da ALB/Seccional Araripe.

A noite foi encerrada com a diplomação de dez novos integrantes, dentre eles dois são de Altaneira, os professores Nicolau Neto e Socorro Lino. Além dos novos integrantes Altaneira é representada pelo professor e sindicalista José Evantuil.

Os novos integrantes da ALB/Araripe são: Germá Martins dos Santos, José Jesus Leite, José Nicolau da Silva Neto, José Saymon Rodrigues Pereira, Lucélia Muniz da França, Lúcia Castro, Maria Edivania da Silva, Maria Elói da Silva Oliveira e Maria Oliveira Lino.

Atualmente a ALB/Seccional Araripe conta com 41 cadeiras, tendo em seus quadros professores/as, escritores/as, músicos, poetas, entusiastas culturais e cidadãos e cidadãs de indiscutível prestígio na área de formação, atuação com assento perpétuo.

O professor Nicolau ocupará a cadeira nº 33 sob o patronato do mestre de cultura altaneirense João Sabino Dantas, conhecido no meio cultural como mestre João Zuba em face de sua atuação na Banda Cabaçal e na Dança de São Gonçalo.

professora altaneirense Maria Oliveira Lino, mais conhecida por Corrinha, ocupará a cadeira nº 31 e tem como patrono o poeta Antonio Rodrigues dos Santos, conhecido popularmente por “Ribuliço”.

Socorro Lino foi a Oradora da Turma dos 10 membros diplomados no 1º aniversário da Academia de Letras Seccional Araripe.

No seu discurso falou da importância divulgar a cultura literária dos municípios e da satisfação participar junto aos colegas de significativa solenidade e ao final parabenizou a todos e todas e agradeceu ao presidente da entidade.

Para o presidente da entidade do cariri oeste, Adriano Sousa, a posse de cada acadêmico só é possível quando há a apresentação do trabalho de pesquisa sobre o patrono ou patrona. “Essa foi a forma de contribuir de alguma forma para o despertar da arte de escrever, uma maneira de garantir que se tenha produtividade”, pontuou.

Confira a íntegra do discurso da professora Socorro Lino: 
Boa Noite a todos que fazem parte da Academia de Letras do Brasil Seccional Araripe e aos familiares e demais convidados aqui presentes.Sabemos que é de fundamental importância divulgar a cultura literária dos nossos municípios assim como registrar, propagar, conservar e incentivar a cultura, a história e as realizações literárias, da mesma forma o resgate da história dos que se destacaram em vida na cultura local, para serem divulgados posteriormente em livros que servirão para reconhecimento de todos.A Academia de Letras do Brasil, Seccional Araripe, por ter apenas um ano de existência, já evidencia um trabalho significante e grandioso no nosso cariri oeste, através de seus participantes, que conscientes do seu trabalho colaboram com os objetivos da mesma. Sabemos que as adversidades e desafio existem, mas que temos que perseverar, com união, determinação e humildade.Hoje seremos diplomados como acadêmicos da Academia de Letras do Brasil, seccional Araripe, e é com grande satisfação que estou aqui para junto aos colegas participar dessa solenidade tão significativa para todos nós.Estamos todos de parabéns, pois somos uma equipe que já contribuímos e continuamos a contribuir com conhecimento intelectual e a cultura local dos nossos municípios.Agradecemos desde já a todos que colaboraram para o acontecimento desse evento em especial ao nosso Presidente Francisco Adriano de Sousa que lidera tão bem essa entidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.