19 de fevereiro de 2022

Camilo agradece Lula, elogia Izolda e afirma que oposição estimula "ódio e violência"

Perto de deixar governo para concorrer ao Senado, Camilo demonstra confiança em vice (Foto: Fabio Lima)

O governador Camilo Santana (PT) comentou ontem (18/02) os elogios que recebeu do ex-presidente Lula (PT). Na inauguração da nova sede de uma Escola de Ensino Médio em Fortaleza, o chefe do Executivo cearense agradeceu e retribuiu.

"Feliz com a da declaração dele, principalmente vindo do melhor presidente que esse país já teve, isso eu posso dizer", afirmou o governador. Na quinta, 17, o ex-presidente rasgou elogios a Camilo e disse ter um profundo respeito pelo correligionário cearense. Na entrevista à rádio Progresso FM, de Juazeiro do Norte, Lula chamou Camilo de "obra-prima que Deus deu ao Ceará".

Sobre sua relação com o ex-presidente e os diálogos para as definições partidárias no Ceará, principalmente sobre a política de alianças, Camilo disse que sempre mantém reuniões com Lula. "Nós já nos encontramos. Ele esteve aqui recentemente. Nos encontramos também em Brasília, numa reunião, e sempre por telefone", afirmou.

Prestes a sair do cargo para disputar vaga no Senado, o governador evitou falar sobre os arranjos políticos e as estratégias para a disputa eleitoral, mas adiantou que a meta agora é "continuar trabalhando dentro dos prazos legais" para a construção do seu arco de alianças, segundo ele, já sinalizadas por PDT e PT.

No evento Camilo Santana projetou que a vice-governadora Izolda Cela (PDT) terá plenas condições de conduzir o projeto do grupo governista e seu amplo arco de alianças no Estado, com a provável desincompatibilização do petista até abril deste ano para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de outubro.

Questionado sobre a sua habilidade política para formar uma base ampla e como mantê-la unida após eventual saída do governo, Camilo citou a trajetória da vice-governadora que o acompanha desde o início da sua gestão, em 2015.

"A Izolda está comigo há mais de sete anos, é uma mulher extraordinária, e não tenho dúvida que terá até mais habilidade do que eu para conduzir esse projeto", afirmou ontem o governador.

A vice-governadora reforçou que se prepara a cada dia para a perspectiva crescente de assumir o comando do Executivo.

"Estou bem focada nessa probabilidade, que cresce a cada dia, de o governador precisar se desincompatibilizar e que eu assuma esses meses conclusivos da nossa gestão. É especialmente nisso que me foco".

Izolda acrescentou que a definição do nome que concorrerá à sucessão do petista, apesar de próxima, ainda pode sofrer influências das "dinâmicas da política, das alianças e de questões outras que surjam" durante o ano.

Além da vice-governadora, o PDT apresenta como possíveis candidatos governistas à sucessão: Roberto Cláudio (ex-prefeito de Fortaleza), Evandro Leitão (presidente da Assembleia Legislativa) e Mauro Filho (deputado federal e ex-secretário de Camilo). A definição sobre o assunto deve ficar para o período das convenções partidárias, entre julho e agosto.

Camilo Santana também criticou a oposição ao seu governo, reforçando o compromisso do mandato com a "boa política" e, sem mencionar nomes, atacou a condução de ações negacionistas e que estimulam "o ódio e a violência".

"Um que aposta no ódio, que nega a vacina, nega a pandemia e não quer cuidar das pessoas, que estimula o ódio e violência. Somos de um lado que aposta na educação, que investe na paz, na oportunidade, que cuida das pessoas", afirmou o petista.

No Ceará, seu principal adversário é o deputado Capitão Wagner (Pros), pré-candidato ao governo e apoiador de Jair Bolsonaro (PL).

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Petistas aprovam fala de Lula: "Fascismo também ronda o Ceará"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.