9 de fevereiro de 2022

TSE aprova fusão entre DEM e PSL para criar o União Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, na noite de ontem (08/02), o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil. A legenda é uma fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). O ministro Edson Fachin, relator da ação, afirmou que foram cumpridos os requisitos para a fusão dos partidos.

“De todo o procedimento que examinei e das razões que chegaram até o meu exame, verifiquei o cumprimento de todos os requisitos necessários para a fusão de partido político que é exigido. Portanto, verifico cumpridos integralmente os requisitos objetivos para a fusão do Democratas e do Partido Social Liberal. E assim, para o deferimento do partido político resultante, denominado União Brasil”, disse.

Fachin foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Mauro Luiz Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach.

Com o pedido de fusão aprovado, a legenda terá a maior bancada na Câmara e, consequentemente, uma a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral. Deputados do DEM e PSL somam 82 somente na Câmara. O União Brasil terá a fatia mais generosa de recursos públicos para financiamento de campanha — R$ 160 milhões.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

União Brasil já nasce como maior partido da Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.