18 de fevereiro de 2022

Lula diz Camilo lançará "pessoa em que ele confia"

Lula falou ao Cariri em entrevista à Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu ao governador Camilo Santana (PT) a prerrogativa de conduzir as articulações eleitorais no Ceará de acordo com a realidade local. Lula fortalece a posição de Camilo e desidrata os grupos que insistem em candidatura própria do PT, com o argumento de que o aliado PDT lançou Ciro Gomes para presidente da República.

"Camilo tem de fazer a política que é conveniente para o Estado do Ceará. Eu acho que ele pode compor, não sei com quem ele vai compor", afirmou o ex-presidente, ao ser questionado sobre a aliança entre petistas e pedetistas no Ceará, no cenário em que os partidos têm candidatos a presidente diferentes. As declarações foram feitas em entrevista à rádio Progresso FM, de Juazeiro do Norte.

Lula fez elogio eloquente ao governador. "Eu tenho um profundo respeito pelo Camilo, é uma obra-prima que Deus deu ao Ceará." Ele já trata como certa a candidatura do governador a senador. Para isso, a desincompatibilização precisará ocorrer até 2 de abril, deixando à frente do Governo do Estado a vice-governadora Izolda Cela, do PDT. Camilo e Izolda ainda não confirmam a iminente troca, mas reconhecem como forte tendência.

"Sei que ele (Camilo) vai ser candidato ao Senado, que vai escolher o candidato para sucedê-lo e que será uma pessoa que ele confia. Se ele confia, ele precisa convencer o PT a confiar e aí nós vamos estar juntos", disse Lula, apontando a necessidade de entendimento com o partido.

Apesar de Ciro ser do Ceará e frequentemente fazer críticas a Lula e ao PT, Lula ressaltou o entendimento de que é possível os dois partidos caminharem juntos a depender do contexto local. O petista disse ainda estar tranquilo quanto a questão e ressaltou que o Ceará "tem voto para todo mundo".

"Ninguém será meu inimigo porque concorreu contra mim. O resultado final é do povo e quando o povo toma uma decisão a gente acata e fecha a boca", comentou, acrescentando que, caso seja mesmo candidato a presidente, pedirá aos cearenses que "votem no PT, nos deputados do PT e no Camilo". Lula disse ainda ser grato aos cearenses pelos votos que teve nas eleições de 2002 e 2006 e àqueles que o ajudaram, citando os irmãos Ciro e Cid Gomes.

"Levo muito a sério as pessoas que já contribuíram comigo. Como eu também levo a sério quando o Ciro quis ser candidato, já foi duas vezes contra mim e eu nunca achei ruim."

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

"Tem que convencer o PT", diz deputado sobre candidato que Camilo indicar

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.