28 de fevereiro de 2022

Janela partidária pode transformar o cenário da política no Ceará

 Deputados estaduais confirmaram que aguardam apenas o desenrolar das tratativas em torno dos partidos para selar os destinos (Foto: Júnior Pio)

Quando o Carnaval passar, terá início uma gincana partidária cujo desfecho pode alterar significativamente o quadro político no Ceará para a disputa eleitoral. Conhecido como janela, o intervalo que vai de 3 de março a 1º de abril mexerá tanto na oposição quanto na situação.

Em ano de disputa pela sucessão do governador Camilo Santana (PT), que deve concorrer ao Senado, o campo oposicionista tenta se agrupar em torno de um partido mais robusto, que, a depender ainda de articulações em Brasília, tende a ser o União Brasil (UB).

Mega legenda fruto da fusão entre PSL e DEM, o UB pode receber a maior fatia da representação parlamentar do PSDB no Ceará, tornando-se o grande polo aglutinador do bloco que tenta defenestrar a aliança governista do poder.

Em conversa com jornal O POVO, deputados estaduais confirmaram que aguardam apenas o desenrolar das tratativas em torno do comando do partido para selar o destino. Um deles é Danilo Forte, deputado federal tucano que assumiu mandato com a renúncia do hoje prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, outro nome que deve migrar para o União Brasil.

"Eu já me separei duas vezes na minha vida e nunca falei de uma ex. Eu não posso falar agora", despista Forte. O deputado admite, porém, que o caminho para o UB é "o que está mais avançado e bem encaminhado". E assegura: "A decisão já está tomada por todo o grupo da oposição no Ceará".

Fernanda Pessoa, deputada estadual social-democrata e filha de Roberto Pessoa, deve seguir o mesmo traçado. A parlamentar, contudo, evita cravar qualquer afirmação antes de os dirigentes da legenda baterem o martelo — leia-se, Luciano Bivar e ACM Neto, que ainda debatem sobre a formação dos diretórios estaduais da agremiação e têm, ao final, a palavra definitiva. "Vamos aguardar uma definição nacional", disse à reportagem.

Além da deputada, de Forte e de Pessoa, estão com as malas prontas para o partido os deputados federais Vaidon Oliveira e Capitão Wagner, ambos do Pros. Antes sondando o UB, o estadual tucano Nelinho Freitas anunciou filiação ao MDB.

Wagner tenta arrebatar o União Brasil e garantir a presidência estadual da legenda. Pelas redes sociais, chegou a publicar a reprodução da ficha de filiação ao UB e escreveu: "Um momento novo, um desafio enorme: unir para na festa da democracia apresentar as ferramentas capazes de gerar oportunidades, alcançar uma saúde eficaz, resgatar nossos jovens. Venha nos ajudar a construir um Ceará sem medo". Questionado se a ficha indicava a filiação à nova legenda, o deputado respondeu: "Sim".

Oficialmente, no entanto, o União Brasil ainda não decidiu sobre quem vai liderar o partido no Ceará. Além de Wagner, o senador em exercício Chiquinho Feitosa (DEM) pleiteia a função.

Próximo do Palácio da Abolição, Feitosa ocupa o mandato durante licença de Tasso Jereissati (PSDB).

Wagner, todavia, está confiante. "Acredito que nos próximos dias será nomeada a comissão provisória até que nós, que temos mandato, possamos migrar", respondeu.

Caso tenha sucesso no movimento, pavimentando a estrada para o União Brasil na oposição, o deputado chegará reunindo mais apoio do que em pleitos anteriores.

Cotado para trocar de partido pelo risco de o Solidariedade não emplacar um deputado, Genecias Noronha negou que mantivesse conversas com o PSD de Domingos Filho ou com qualquer outra legenda

Os movimentos do PL fazem parte de articulações de Acilon Gonçalves, reconduzido ao comando do partido de Jair Bolsonaro no Ceará. Ele tenta formar um palanque para o chefe do Executivo no Estado

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Trocas começam depois do Carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.