11 de fevereiro de 2022

Cid Gomes aponta os critérios para escolha do candidato do PDT a governador do Ceará

 

O governador Camilo reuniu três ex-governadores no Porto do Pecém (Fotos: Fabio Lima)

Na concorrida inauguração da nova fase da ampliação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, a presença de alguns dos principais líderes do governismo estadual rendeu conversas e declarações sobre as eleições, tanto no Ceará quanto em âmbito federal. Ao reunir o governador Camilo Santana (PT) e três ex-governadores, foi provavelmente o mais relevante evento político deste início de ano eleitoral no Ceará.

Sobre a principal interrogação acerca das eleições no Ceará — quem será o candidato de situação a governador do Estado — o senador Cid Gomes (PDT) apontou critérios para a escolha.

O irmão de Ciro Gomes (PDT) é o principal negociador das alianças governistas. Segundo ele, nome deverá ser definido a partir de pesquisas de intenção de voto e pela aceitação dos demais partidos da base aliada.

"É desse conjunto de ações, avaliação popular e aceitação entre os demais parceiros que se coligarão conosco, que vai ter a definição de qual deles (quatro pré-candidatos já confirmados pelo PDT) pode ser o candidato", disse Cid.

Atualmente, há quatro nomes colocados pelo PDT: o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, a vice-governadora Izolda Cela, o deputado federal Mauro Filho e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Evandro e Izolda estavam presentes ao evento. Segundo Cid, todos eles possuem "todos os predicados" necessários para encabeçar a chapa da base aliada.

PT e PDT aprovaram nas últimas semanas o apoio à provável candidatura do governador Camilo Santana a senador. Ele ainda não confirma, mas admite a intenção. Com isso, precisará renunciar ao cargo no começo de abril, para se desincompatibilizar e ficar elegível. A vice-governadora Izolda Cela assumirá o cargo, nesse caso.

Com o PT ocupando a posição de candidato ao Senado na chapa, na equação política do governismo, abre-se a vaga para o PDT indicar o candidato, ou candidata, a governador. Ou governadora. O partido é o maior do Estado, apesar de petistas como os deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins insistirem para que o PT tenha candidato próprio a governador, para puxar a campanha estadual de Lula.

Cid não referendou a tese de que, uma vez no cargo de governadora, Izolda terá a prerrogativa de concorrer a reeleição. A hipotética possibilidade foi considerada, em tese, por nomes como o próprio governador Camilo Santana e pelo deputado estadual Zezinho Albuquerque, que provavelmente trocará o PDT pelo Progressistas.

"A Izolda é um dos quatro nomes que o PDT tem colocado para o povo, para as pessoas, para que se tornem conhecidos, e para os parceiros, futuros aliados", disse Cid.

No ano passado, o senador chegou a afirmar que, pelo critério das pesquisas, Roberto Cláudio estava na frente. Porém, já afirmou também para o ex-prefeito estar preparado para concorrer a deputado federal. Em entrevista ao O POVO ainda em 2017, Ciro Gomes colocava RC como o primeiro da fila para concorrer ao governo pelo grupo. Porém, o ex-prefeito tem concorrência, e a resistência de aliados, como o PT, pode atrapalhar.

Sobre a oposição, o senador Cid gostou da exposição dada ao deputado federal Capitão Wagner (Pros) no evento do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Jati, Ceará, na última terça-feira, 8. "Ótima. Está ficando claro para as pessoas o que é o projeto de cada um. O projeto do Wagner é seguir o projeto do Bolsonaro aqui no Ceará. Já tem até slogan: É capitão lá e capitão cá". Cid completou: "Vamos cuidar da nossa vida que a nossa vida tem mais futuro".

Além de Cid e Ciro, estava presente o terceiro ex-governador, senador Tasso Jereissati (PSDB). Após período de rompimento, ele se reaproximou dos irmãos Ferreira Gomes na eleição de 2020 em Fortaleza e deverá estar do lado governista este ano. Ele recebeu os elogios mais eloquentes no evento. Cid se referiu a ele como "maior homem público da história do Ceará." Ciro o definiu como "fundador deste Ceará moderno." Tasso anunciou que não será mais candidato.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Ciro responde a crítica de Moro: "Anta completa"

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.