5 de fevereiro de 2022

Ceará não terá ponto facultativo no Carnaval

O governador Camilo Santana pediu que a população aja de forma consciente, evitando realizar e participar de festas e celebrações  (Foto: Reprodução/Facebook)

O Governo do Ceará anunciou medidas para evitar grandes aglomerações e festas durante o Carnaval. O governador Camilo Santana (PT) informou por meio das redes sociais que não haverá ponto facultativo concedido por entidades e órgãos públicos durante o período. Estado recomenda que as instituições de ensino, comércio, serviços e indústria funcionem normalmente. Capacidade de eventos festivos continua de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos.

No caso de congressos, seminários e outros eventos corporativos, não festivos, a capacidade fica ampliada para 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3.000 em ambientes abertos. Conforme o governador, a fiscalização deverá ser intensificada no período.

Neste ano, o feriado está previsto para a terça-feira (01/03), mas o período de Carnaval deve ocorrer entre os dias 26 de fevereiro (sábado) e 2 de março (quarta-feira de cinzas).

Decreto deve recomendar, ainda, acerca da compensação, em data futura, dos dias trabalhados nesse período. Anúncio foi feito após Reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que delibera sobre os decretos relativos à pandemia.

Nesta quarta-feira, 2, o governador defendeu que "esse não é o momento de estar fazendo festa", em relação ao Carnaval. Ele pediu que a população aja de forma consciente em relação ao período, evitando realizar e participar de festas e celebrações.

"A decisão foi suspender todo e qualquer tipo de festa de Carnaval, mas o mais importante é que as pessoas se conscientizem disso. Esse não é o momento de estar fazendo festa, é o momento para que possamos superar a terceira onda, vacinar a população e não afetar a economia cearense. Isso para que a gente possa ter o retorno gradual das atividades", defendeu o governador durante a cerimônia de abertura dos trabalhos do Legislativo em 2022 na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

Há cerca de um mês, decreto proibiu todos os eventos relativos a Carnaval e Pré-Carnaval em todo o Ceará. À época, Governo reduziu a capacidade de festas com controle de acesso, como casamentos, formaturas, aniversários e eventos corporativos por 30 dias. Os estádios de futebol também tiveram capacidade reduzida para 30% até hoje, 5 de fevereiro.

Em 14 de janeiro, o Comitê recomendou o adiamento do início das aulas para escolas com alunos de até 11 anos. Uma importante determinação desta data foi o uso obrigatório de máscara N95 para trabalhadores de estabelecimentos como farmácias, escolas e supermercados.

Há uma semana, Camilo anunciou renovação do decreto sem alterações porque pela primeira vez desde o início da terceira onda, os indicadores da Covid-19 apresentaram tendência de estabilização.

O Ceará soma 1.175.073 casos confirmados de Covid-19 e 25.412 pessoas que morreram vítimas da infecção pela doença no Estado desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. Os dados são da última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), às 16h25min dessa sexta.

O período de Carnaval no Brasil não é feriado nacional, só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. Alguns estados e cidades declaram feriados locais ou ponto facultativo. Pelo segundo ano consecutivo, desfiles, blocos e festas foram proibidos para impedir aumento da disseminação da Covid-19.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Covid-19: janeiro registra maior número de casos no Ceará desde o início da pandemia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.