20 de fevereiro de 2022

Dom Magnus toma posse como Bispo da Diocese do Crato

Dom Magnus Henrique Lopes substitui Dom Fernando Panico (Foto: Divulgação/Diocese do Crato)

Ainda era manhã, quando Dom Magnus se despedia da cidade de Salgueiro (PE) e percorria a estrada rumo à Diocese do Crato, desembarcando primeiramente no município de Jardim. A terra de Santo Antônio foi a primeira do território diocesano onde o novo Bispo pôs os pés, sendo calorosamente recepcionado pelos paroquianos que o esperaram ansiosos. “Sai da Diocese de Santo Antônio e chego a Diocese de Crato pela Paróquia de Santo Antônio”, lembrou o epíscopo ao chegar ao município.

O percurso seguiu até a cidade de Barbalha. Lá, Dom Magnus visitou os enfermos do Hospital São Vicente. Este ponto do trajeto foi um pedido do próprio Dom Magnus, que levou o seu afago de pai e pastor aos internos daquela unidade hospitalar.

Na sequência, aconteceu a coletiva de imprensa onde respondeu aos veículos de comunicação da região do Cariri cearense. Com destino ao Crato, sede da Diocese, Dom Magnus passeou em carro aberto, acenando a todos que encontrou pelo caminho. Já na região cratense, fez uma breve visita ao abrigo das Filhas de Santa Teresa e seguiu para o Seminário São José, casa de formação dos futuros sacerdotes. Por onde o Bispo passava, o sentimento de alegria dos diocesanos pela chegada do seu novo pastor, recebendo-o sob os acordes das bandas de músicas, faixas, abraços e apertos de mão.

Ao cair da tarde deste dia 19 de fevereiro, Dom Magnus Henrique Lopes adentrou às portas desta Igreja Particular e, aos pés da Virgem da Penha, sob o mesmo olhar que fora ordenado diácono – na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife, no ano 1996 – recebeu a Posse Canônica da Diocese do Crato, sendo o sétimo pastor na linha sucessória do episcopado.

No peito, trazia a Cruz Peitoral que pertenceu ao primeiro Bispo Diocesano, Dom Quintino Rodrigues, e, no coração, o ardor missionário que foi o cerne da Igreja Catedral. Os sinais da divina providência confirmam o que toda a Diocese de Crato se uniu para cantar desde a sua nomeação do novo Bispo Diocesano, em janeiro deste ano: bendito ele, que vem em nome do Senhor, e que, sob o amparo da Mãe do Belo Amor, devoção trazida da província do Pernambuco, da qual provém Dom Magnus, irá fomentar a evangelização na diocese romeira e missionária.

O Rito de Posse Canônica iniciou com a recepção de Dom Magnus à porta da Catedral pelo Colégio dos Consultores, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, e o Presidente do Regional Nordeste, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. O padre José Vicente, que administrou a Diocese de Crato no tempo de vacância, apresentou-lhe o Crucifixo.

Aclamado pelo rebanho diocesano, o novo pastor foi conduzido ao interior da Catedral, adentrando à capela do Santíssimo Sacramento para um momento de adoração. Na sequência, à frente do Altar da Eucaristia, acolheu a imagem da padroeira diocesana. Logo depois, deu-se início a Santa Missa, celebrada segundo o rito estacional ao som do afinado Coro Vozes da Penha, preparado excepcionalmente para a ocasião.

Após os ritos iniciais, foram apresentadas e lidas as Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores, na presença do chanceler da Cúria Diocesana, Padre Rocildo Alves, que exarou a ata. Em seguida, o Arcebispo de Fortaleza passou para o novo bispo de Crato o báculo e a cátedra.

No âmago do pastoreio de uma Diocese romeira e missionária, Dom Magnus deu indicativos de que seu governo pastoral se baseará no diálogo, na comunhão e no serviço, dirigindo-se de um modo especial ao clero, de quem conta com o apoio nas atividades pastorais. “Espero contar sempre com a presença de todos, de modo especial dos meus filhos, os padres e os diáconos desta Diocese, a quem ouso chamá-los, pela fé, de meus filhos. Peço, humildemente, que possamos dar continuidade com a missão de uma Igreja comprometida com a grandeza do Evangelho e sensível aos desafios dos tempos hodiernos”, acrescentou.

Antes da bênção final, o novo Bispo recebeu algumas homenagens, dentre elas a do Bispo Emérito da Diocese, Dom Fernando Panico, a qual foi proferida por Dom Edimilson Neves, Bispo da Diocese de Tianguá. Na mensagem, Dom Fernando – que não esteve presente fisicamente – prometeu, na condição de predecessor, obediência e respeito a Dom Magnus, e reiterou a sua alegria pela sua nomeação como o sétimo bispo diocesano.

Por fim, foi feita a leitura da ata de nomeação que oficializa, de forma documental, sua ocupação à cátedra como o sétimo Bispo da Diocese do Crato.

Com informações portal da Diocese do Crato

Leia também:

Dom Magnus Henrique é nomeado Bispo da Diocese de Crato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.