10 de fevereiro de 2022

Governador anuncia aumento de 33,34% para professor no Ceará

Camilo fez anúncio após reunião com a vice, Izolda Cela, a secretária Eliana Estrela e o presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo (Foto: Reprodução/Facebook)

Professores da rede pública estadual terão 33,34% de reajuste salarial, anunciou na tarde de ontem o governador Camilo Santana (PT). O percentual é 0,1% maior que o determinado em portaria do Governo Federal na semana passada. O presidente Jair Bolsonaro (PL) havia definido reajuste no piso do magistério de 33,24%, conforme a lei do piso dos professores, nº 11.738/2008. O percentual nacional é definido pelo repasse por aluno feito pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O reajuste será concedido a professores da ativa, aposentados, pensionistas e temporários. O aumento é retroativo a janeiro de 2022. Será enviada à Assembleia Legislativa mensagem para conceder o reajuste, que deverá ser votada pelos deputados estaduais.

Serão contemplados cerca de 51 mil trabalhadores, incluindo professores ativos, inativos e temporários. Segundo o Governo do Estado, o investimento será de R$ 279 milhões no ano de 2022.

Nas redes sociais, Camilo afirmou que o Estado tem a melhor carreira pública de professores do Brasil. "O Ceará, que é referência na valorização dos educadores, tem a melhor carreira do país no magistério", publicou.

O anúncio de Camilo foi feito após reunião com participação da vice-governadora Izolda Cela, a secretária da Educação, Eliana Estrela, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo.

O sindicalista considerou que o reajuste do piso muda o patamar da educação cearense. "Esse reajuste representa para todo o Brasil uma referência importantíssima que o Ceará dá mais uma vez na valorização da categoria. É um grande farol para a educação do Ceará que acaba iluminando o resto do País", disse.

Camilo destacou que, em janeiro, o Estado havia feito o pagamento do rateio dos excedentes do Fundeb, com folha de pagamento extra que favoreceu mais de 32 mil profissionais de educação. O dinheiro foi do saldo remanescente do Fundeb de 2021, no valor de R$ 136 milhões.

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou ontem o projeto de lei do Governo do Estado que cria uma gratificação 33% para assessores financeiros e secretários escolares da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). A proposta foi anunciada no fim de janeiro pelo governador Camilo Santana (PT), durante live semanal realizada pelas redes sociais.

A mensagem foi proposta no projeto de lei 07/2022 que dispõe sobre a extinção de 1.472 cargos comissionados e a criação de 1.811. De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania), os parlamentares trabalharam para dar celeridade ao PL a fim de reconhecer o trabalho realizado pela categoria.

"O objetivo é ampliar o quadro de professores nas escolas e Centros Cearenses de Idiomas (CCI). É mais um investimento na área da educação no Estado para aumentar o quadro de pessoal da área de ensino e garantir um atendimento pedagógico de excelência e qualidade", ressaltou o parlamentar.

A proposta faz parte do pacote de benefícios que tem sido concedido a profissionais da educação, na esteira de pagamentos de abonos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).O projeto foi enviado aos deputados estaduais cearenses na mesma semana em que foi estipulado, no âmbito nacional, o índice de reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), de 33,24%. Assim, o projeto para assessores financeiros e secretários escolares antecedeu o anúncio do reajuste dos professores, feito ontem pelo governador Camilo Santana, e que será de 33,34%.

Com informações portal O Povo Online

Assembeia aprova gratificação de 33% para secretários escolares e assessores financeiros

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.