25 de fevereiro de 2022

Itamaraty diz que ainda não tem plano para resgatar brasileiros na Ucrânia

 

De acordo com o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia (Foto: Marcelo Ferreira)

Pelo menos 160 brasileiros já se cadastraram junto à Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, para serem evacuados, de acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE). No entanto, o Itamaraty informou que ainda não há “condições de segurança” nem logística para fazer o resgate e que não possui um plano para resgatar os brasileiros na guerra.

“Para os brasileiros que estão na região leste da Ucrânia, nos territórios de Donetsk e Luhansk, recomendamos que deixem o local e se desloquem para a capital, Kiev. Aos que estão na região da fronteira, orientamos que deixem o país”, disse o embaixador Leonardo Gorgulho, do corpo de comunicação do órgão, em coletiva de imprensa, em Brasília.

“Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador. O governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas ainda não há data nem ponto de encontro definidos.

O embaixador disse ainda que o Itamaraty orienta que os brasileiros na Ucrânia evitem áreas inseguras, possuam redes de comunicação, e permaneçam em casa. “Não estão dadas as condições de segurança para que essas pessoas sejam evacuadas”, ressaltou.

De acordo com o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia. Eles podem entrar em contato com o corpo diplomático brasileiro por meio do site da Embaixada em Kiev, na página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Tropas russas avançam rapidamente em direção à capital ucraniana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.