18 de fevereiro de 2022

O jogo de Lula com Camilo e com o PT por Érico Firmo

Lula concedeu ontem entrevista à Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte (Foto: Ricardo Stuckert)

Que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um sujeito esperto eu acho que nem os críticos negam. Antes dele, nenhum partido havia eleito o presidente pelo voto direto no Brasil em três eleições seguidas. Sob comando dele, o PT elegeu em quatro — ainda que o último mandato tenha sido interrompido por um impeachment.

Com as declarações de ontem à Rádio Progresso FM, de Juazeiro do Norte, Lula neutraliza o movimento de resistência à aliança com o PDT no Ceará. Ele, que seria o maior interessado, desautoriza movimentos pela candidatura própria. Dá ao governador Camilo Santana (PT) a prerrogativa de decidir como achar melhor, de fazer as composições. Fez um elogio até exagerado ao governador: "Obra-prima que Deus deu ao Ceará."

Ao mesmo tempo, Lula faz uma sinalização ao PT. Ele disse: "Sei que ele vai ser candidato ao Senado, que vai escolher o candidato para sucedê-lo e que será uma pessoa que ele confia. Se ele confia, ele precisa convencer o PT a confiar e aí nós vamos estar juntos." Destaque para: precisa convencer o PT.

Essa parte não é complicada. O PT já aprovou a candidatura de Camilo ao Senado. O governador ainda evita dar a confirmação definitiva, embora tenha dito esta semana: "Existe esse projeto, concretamente." Lula trata como certa. O PT também aprovou a manutenção da aliança com o PDT e apontou que os partidos terem candidatos a presidente diferentes não impede o entendimento local. A questão está bem encaminhada. O que Lula pediu foi que o governador cumpra os trâmites e dialogue.

O sinal para os Ferreira Gomes

Lula dá uma sinalização também para o PDT, para os irmãos Ferreira Gomes. Primeiro, ele avaliza os eventuais acordos que o governador decidir firmar, com base nas conveniências locais. “Camilo tem que fazer a política que é conveniente para o estado do Ceará. Eu acho que ele pode compor, não sei com quem ele vai compor.” Se o motivo para haver resistências ao acordo com os Ferreira Gomes era Lula, o petista sai do caminho. A seguir, ele fala: “ Sei que ele vai ser candidato ao Senado, que vai escolher o candidato para sucedê-lo e que será uma pessoa que ele confia.”

Um petista indicar o nome dentro do PDT?

Observe que Lula coloca a decisão da candidatura nas mãos de Camilo. Porém, essa provável candidatura será do PDT. Camilo escolherá o nome dentro do PDT? Há precedentes. Em 2014, Camilo foi o nome escolhido por Cid Gomes dentro do PT.

Lula também aponta: “Será uma pessoa que ele confia”. O ex-presidente sinaliza ao PDT que o acordo no Ceará passa pelo protagonismo de Camilo na decisão. Claro que Camilo terá voz, e ativa. Ele, Cid e Ciro Gomes são as vozes proeminentes nessa escolha. Mas, se for no voto entre eles, os irmãos Ferreira Gomes têm a decisão nas mãos. No cargo, Camilo ganha peso extra e é isso que Lula sinaliza.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

Lula joga balde de água fria em Luizianne e Zé Airton


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.