5 de fevereiro de 2022

Prefeitos de Altaneira e Farias Brito ainda não se manifestaram sobre reajuste do Magistério

Dariomar e Deda com servidores da Seduc em Fortaleza (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma semana após o anúncio do percentual de reajuste do piso dos Profissionais do Magistério pelo Ministério da Educação os prefeitos de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT) e de Farias Brito, Deda Pereira (PDT), ainda não se pronunciaram sobre o reajuste em seus respectivos municípios. Os dois estiveram na última quinta-feira (03/02) na Secretaria de Educação do Estado, na Capital, para assinatura de convênios.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), foi o primeiro a anunciar o reajuste salarial de 33,24% para a categoria, na sequência o prefeito de Fortaleza, Gledson Bezerra (Podemos) também confirmou o reajuste aos professores da Terra do Padre Cícero.

Ainda na região do Cariri anunciaram reajuste os prefeitos Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Potengi, Porteiras, Santana do Cariri e Salitre comunicaram que vão conceder os reajustes no percentual anunciado pelo MEC.

A Federação dos Servidores Municipais alerta que gestores municipais que se recusarem a aplicar o aumento salarial previsto em lei poderão sofrer sanções judiciais. De acordo com a direção da Fetamce, os sindicatos municipais podem denunciar as administrações ao Ministério Público e avaliar instrumentos de mediação judicial.

"O piso é para o professor de nível médio, início de carreira, e esse feito precisa repercutir em todos os níveis, para o professor que é graduado, especialista, mestre e doutor. No município, precisa ser assegurado esse tipo de direito de um reajuste linear", explica a presidente da Fetamce, Enedina Soares.

A dirigente alerta ainda para a falta de manifestação de alguns municípios cearenses diante do estipulado pela legislação. Segundo ela, o prefeito que não garantir o reajuste pode responder por improbidade administrativa.

"Municípios super pobres e que já enviaram a lei para a Câmara e já garantiram. E outros municípios como Caucaia, Maracanaú, maiores, ainda não se manifestaram. Então a gente está intensificando essa mobilização no Estado e na construção de uma greve em várias cidades para fazer com que a Lei do Piso seja de fato efetivada", completou.

Nos municípios de Altaneira e Farias Brito ainda não registradas manifestações dos dirigentes sindicais locais.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.