12 de fevereiro de 2022

Ceará terá 60% das escolas de ensino médio em tempo integral

O governador Camilo Santana destacou a importância das escolas em tempo integral para a educação (Foto: Thaís Mesquita)

Em solenidade no Centro de Eventos ontem (11/02) o governador Camilo Santana (PT) anunciou a ampliação de unidades de educação feita pelo Governo do Ceará, assim como o aumento do número total de escolas da rede. No total, serão 68 novas escolas de tempo integral no Ceará. Com isso, aproximadamente 60% das escolas do Ensino Médio do Ceará será em tempo integral. O evento também contou com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto, da vice-governadora Izolda Cela, do o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão e da secretária da Educação, Eliana Estrela.

"Nós tínhamos uma meta de chegar até o fim de 2022 com 50% das nossas escolas regulares do Ensino Médio em tempo integral. Alcançamos essa meta em 2021. Agora, estamos lançando 68 novas escolas, chegando a aproximadamente 60% das escolas do Ensino Médio em tempo integral. Nós consideramos que é uma estratégia fundamental. A educação é o caminho para as transformações no País e no Ceará", disse o governador.

Desse total de novas escolas, 60 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 8 são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Com a incorporação destes estabelecimentos, a rede pública contabiliza 392 escolas que ofertam a jornada prolongada, de sete a nove horas, com até três refeições diárias, beneficiando mais de 130 mil estudantes cearenses.

Entre as novas escolas em tempo integral, estão 15 novas unidades de ensino que passarão a funcionar ainda este ano. O total de escolas da rede pública estadual saltará de 731 para 746 unidades de ensino. Na Capital, são 60 escolas com esta modalidade de ensino.

Em seu discurso, o governador disse ainda que o grande caminho para construir um país melhor é através da educação. De acordo com Camilo, o Ceará tem 82 das 100 melhores escolas públicas do Brasil. Além disso, ele informou que das 100 escolas de ensino médio mais bem avaliadas do Brasil, 55 são cearenses.

"Nós falamos tanto de violência. Achamos que segurança só se resolve só com Polícia. Mas muitos países ricos mostraram que a prevenção é muito importante. A forma de prevenir é criar espaços de lazer para as comunidades e apostando em escolas de tempo integral."

O governador destacou ainda em seu discurso a importância das escolas de tempo integral. "A escola de tempo integral protege a nossa juventude. Faz com que os jovens tenham três refeições na instituição. E no segundo período, o estudante vai fazer um curso, esporte, aprender uma nova língua", argumenta o governador.

"Eu fico arrepiado e emocionado quando passo por esses estudantes. Quando eu vejo a meninada fazendo programação, criando games, realizando reciclagem de materiais, em massoterapia, design. (...) A gente gosta de ver nossos alunos crescendo, passando em cursos de Medicina, Engenharia e Direito. Antigamente só quem tinha direito era o filho do rico, hoje, não. A gente precisa dar oportunidades iguais a todos. Esse é o papel do Estado", conclui Camilo.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, ressaltou que esta semana duas escolas de tempo integral foram entregues em Fortaleza. "Das 100 melhores escolas públicas brasileiras avaliadas no quinto ano do ensino fundamental, 82 são do Ceará. Uma meta que só é atingida pela qualidade dos trabalhadores da educação que nós temos no Ceará e em Fortaleza", disse o prefeito.

Camilo também falou sobre o Programa Busca Ativa Escolar, que engaja estudantes na procura por colegas ausentes. A iniciativa possibilita que estudantes sejam selecionados como monitores para auxiliar a trazer de volta os colegas que haviam se distanciado dos estudos. 

"Nós não podemos perder um aluno fora da escola. Hoje temos 3 mil bolsistas para realizar essa atividade de regaste do aluno", finaliza Camilo.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Mulheres na Ciência: Ceará lança edital de R$ 3 milhões parapesquisadoras

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.