24 de fevereiro de 2022

Governador inaugura trecho do Cinturão das Águas do Ceará no Cariri

Camilo em um dos lotes do Cinturão das Águas no Cariri (Foto: Carlos Gibaja)

O governador Camilo Santana (PT) entregou ontem (23/02) o trecho Jati-Barbalha do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na região do Cariri, e agradeceu a aliados e opositores por trabalharem para que a transposição do Rio São Francisco chegasse ao Ceará. O Cinturão das Águas é responsável por levar as águas da transposição às várias regiões do Estado. O governador citou inclusive o presidente Jair Bolsonaro (PL), que visitou o mesmo município, Jati, para ver as obras da transposição.

Camilo citou desde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), correligionário dele e em cujo mandato a transposição começou, passou por Dilma Rousseff, também petista, por Michel Temer (MDB), até Jair Bolsonaro. Apesar das duras críticas que já trocou com o atual presidente, Camilo reconheceu que a importância da obra supera quaisquer questões ou divergências partidárias. Ele também citou Ciro Gomes (PDT), ministro da Integração Nacional no primeiro governo Lula, quando a obra foi planejada, licenciada e licitada A informação é do jornalista Farias Júnior, da Rádio CBN Cariri.

"Quero fazer uma homenagem. Sem questões políticas, partidárias, mas por questão de justiça. Porque isso aqui foi pensado há séculos, mas precisou da decisão corajosa de homens. E aqui quero prestar minha homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), à ex-presidente Dilma (PT), ao ex-presidente Michel Temer (MDB) e ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL)", comentou, durante a inauguração do Cinturão das Águas do Ceará José Welington Landim.

Camilo reforçou a argumentação afirmando que os gestores, quando eleitos, "não são governantes de A ou B, de quem votou ou não votou na gente, nós somos governadores, presidente e prefeitos de toda a população e nós temos a responsabilidade de construir parcerias e relações institucionais de respeito. Esse tem sido meu perfil e posicionamento ao longo de sete anos que sou governador do Ceará."

A transposição tem sido objeto de intensa disputa política pela paternidade. O projeto foi iniciado nos governos do PT, que realizaram a maior parte dos trabalhos. Porém, não entregaram nenhum trecho concluído. O Eixo Leste foi inaugurado no governo Temer. E Bolsonaro entregou o Eixo Norte, com chegada das águas ao Ceará.

Camilo destacou ainda a atuação em prol da transposição do ex-deputado estadual Welington Landim, ex-presidente da Assembleia Legislativa, falecido em 2015 no exercício do mandato e que dá nome à obra inaugurada ontem.

"Quando assumi o governo (2015), nós fizemos uma comissão de deputados para vir aqui e conhecer a obra. Welington Landim foi o homem que mais lutou por essa transposição, fazia mobilização no Brasil e no Nordeste inteiros, para que a gente pudesse ter essa obra. Hoje nós temos o Cinturão (das Águas) por causa da transposição", acrescentou o governador.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Entenda o histórico da Transposição do rio São Francisco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.