30 de agosto de 2013

10 tendências da Internet que você não pode ignorar

Em que proporção e ritmo as atividades relacionadas a compartilhamento e consumo de conteúdo crescem na internet? Muitas dessas respostas estão presentes em apresentação que a consultoria Kleiner Perkins Caufield & Byer compartilhou em maio deste ano no SlideShare. O diretor da consultoria Tracto, Cassio Politi, aborda, em 10 tópicos, o momento atual da rede. Oriente-se por aí.

1. O Facebook começou a decair
Veja que dado espantoso: o número de usuários ativos do Facebook decresceu em 2012 em comparação com 2011. Esse dado foi obtido por uma pesquisa que colheu respostas de internautas em vários países. Não são, portanto, os sempre suspeitos dados oficiais da rede de Mark Zuckerberg. Já o Twitter, que muitos pensam estar em decadência, segue crescendo. Aliás, todos cresceram (também YouTube, Google+, LinkedIn, Pinterest, MySpace, Instagram, Tumblr, Foursquare), menos o Facebook.

2. Fotos: olho no Snapchat
A grande massa de fotos é compartilhada na maior rede social do mundo, o Facebook. Mas é vertiginoso o crescimento do Snapchat, serviço exclusivo para usuários de smartphones Android ou iPhones. Muito maior do que o famigerado Instagram. No Snapchat, você envia a foto e define a duração do arquivo. Depois, ele desaparece para sempre.

3. O YouTube não para de crescer
Algumas plataformas de vídeo, como o Vimeo, vão surgindo com força. Mas nunca desconsidere o YouTube. Não é apenas o maior como continua crescendo. Basta observar a quantidade de horas de upload vídeo de junho de 2007 até hoje. (De menos de 10 para 100 horas baixadas por minuto, dados até maio/2013, segundo o estudo.)

4. Conhece o Soundcloud?
Você faz podcast? Se sim, você pode inserir diretamente um player no seu site. É bem fácil. Mas considere subi-lo numa comunidade já constituída, como o SoundCloud, que recebe 11 horas de áudio a cada minuto.

5. A explosão do mobile
O tráfego por dispositivos móveis, como telefones e tablets, só cresce. A linha verde aponta maior ou menor aceleração em vários momentos, mas a curva de crescimento é bastante clara. A linha vermelha aponta a tendência para os próximos meses.

6. Apple x Samsung
A Samsung cresce em ritmo muito acelerado. Esse crescimento acompanha a explosão do uso do Android, sistema operacional para mobile desenvolvido pelo Google. Seu principal concorrente, o iOS, presente nos dispositivos da Apple, também cresce. Os demais decaem.

7. O fenômeno iPad
Prepare-se para distribuir conteúdo e serviços via iPad %u2015 e, por tabela, outros tablets. Porque nos primeiros 12 trimestres desde o lançamento, seu crescimento é ainda mais avassalador do que o do iPhone, que virou febre desde que foi lançado.

8. Desktop morrendo
Uma CPU gigantesca acoplada a um monitor cheio de fios que obrigam você a trabalhar sempre do mesmo lugar. Sim, desktops estão virando velharia. Em 2007, suas vendas estabilizaram e depois começaram a cair. Laptops têm altos e baixos, mas vêm de um histórico recente de crescimento. Mas nada comparado aos tablets, como iPad e outros.

9. Hábitos mobile
Você olha ao redor e vê um monte de gente concentrada em seu próprio celular. O que essas pessoas estão fazendo? O que os usuários de celular mais fazem? Mandar ou receber mensagens aparece em primeiro lugar, à frente até mesmo de telefonemas. Em terceiro, vem a opção “ver as horas”, atribuindo ao celular a função de relógio. Acrescente músicas, jogos, acessar rede social, câmera, alarme, notícias e alertas, calendário, acessar web e busca na rede, entre outros serviços.

10. Cursos online
Você não participa de um curso online por nada? Ok, a escolha é pessoal, mas você pode se tornar uma minoria ultrapassada daqui a alguns anos. Há dez anos, somente 1 em cada 10 estudantes aderia ao ensino a distância. Hoje, já são quase 30%.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.