6 de agosto de 2013

Governador ouve manifestantes no acampamento do Cocó

O governador Cid Gomes surpreendeu manifestantes ao comparecer ao acampamento no Cocó – foto Francisco Fontenelle
O governador Cid Gomes chegou ao acampamento montado no Parque do Cocó por volta de 22h10min. Ele sentou-se em um tronco de árvore para ouvir as reivindicações do grupo que protesta contra a construção de dois viadutos nas avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior. Cerca de 70 pessoas estavam no local.

Manifestantes criticaram as acusações, feitas por pessoas ligados ao governo, de que os presentes na ocupação eram “maconheiros” e “desocupados”. Outro ponto abordado pelo grupo foi em relação às árvores retiradas para a construção de dois viadutos no local.

Cid Gomes chegou a apresentar uma foto afirmando que o local era uma salina e não um mangue. O vereador João Alfredo (Psol) rebateu a informação dizendo que a salina antecipa o processo de desenvolvimento do manguezal.

Durante a fala de algumas pessoas, Cid recebeu elogios pela atitude de ir até o local. A todo o momento, eles pediam que o governo abrisse diálogo para resolver o impasse. O grupo sinalizou que só vai deixar o local quando isso ocorrer e pediu que não haja uma tentativa de retirar as pessoas do local.

A vereadora Toinha Rocha (Psol) parabenizou os manifestantes e agradeceu a visita. Ela afirmou que todos estavam ali no mesmo propósito. “Porque o governador não pode sentar numa castanholeira que foi cortada na marra para conversar com a gente?”, disse.

Cid propõe legalização do parque em troca de viaduto

Cid Gomes (PSB) fez a proposta aos manifestantes de que permitissem a construção de viadutos na avenida Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior, em troca da oficialização da área do Parque. Ele prometeu ainda que a “área de árvores exóticas”, segundo disse, prevista para ser desmatada para a realização da obra, será substituída por área 20 vezes maior de recuperação de mangue no rio Cocó.

Os manifestantes, de imediato, rechaçaram a oferta. “Para que não pareça que saíram sem vitória”, disse Cid, sob protestos. “Estou oferecendo a vocês uma vitória”, acrescentou. “O movimento pode conquistar a legalização do parque”, ressaltou, dizendo que sua proposta é “objetiva e derradeira”. Ele entrou pela madrugada em debate que já se prolongava por mais de quatro horas.

Cid disse que passava pelo local, e, ao ver a faixa que pedia a “legalização do Parque do Cocó já”, decidiu entrar e discutir com o grupo sobre aquilo que é atribuição do Governo do Estado. Após falarem, foi a vez de Cid, que ressaltou que sua presença estava sendo “supervalorizada”.

“Isso aqui (legalização do parque) é da minha responsabilidade. O viaduto não é”, afirmou, ponderando que o viaduto é intervenção da alçada da Prefeitura. Mesmo assim, tratou de detalhes do histórico da obra, fez rabiscos no chão para explicar o projeto e rebateu a sugestão de alternativa apresentada por um dos manifestantes.

Transmissão online mobilizou internautas e acirrou polêmicas

O encontro dos manifestantes com o governador Cid Gomes foi transmitido pela Mídia Ninja, que vem cobrindo os protestos no País. Com uma hashtag #ocupacocó, muitas pessoas puderam se manifestar pelo Twitter.

A visita foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais durante a noite e a madrugada de ontem. No Twitter, os internautas se dividiram entre os que apoiavam e os que criticavam a atitude.

Julio Brizzi classificou a ação de Cid de “exercício democrático”. “Essas posturas de diálogos tão diretos com opositores são meio que inéditas e muitas pessoas não sabem como lidar”, completou. “Esse discurso apaixonado dos ambientalistas vai entrar em um ouvido e sair no outro”, destacou outro internauta, que se apresentou como Eltinto.

Outros lamentaram a ausência do prefeito Roberto Cláudio (PSB), já que a obra questionada está sendo executada pela Prefeitura. “Cadê o prefeito? #ocupecoco”, questionou Ihvna Chacon.

“Vocês que estão vendo essa visita do @cidfgomes ao #OcupeCocó como um ato solidário/altruísta da parte dele: me poupem!”, sublinhou Camila Soares. “Ei @RobertoClaudioB, e você, o que é que propõe ao pessoal do #OcupeCocó?”, completou.

“Roberto Claudio já desconstruiu todos os argumentos apresentados pelos contrários à obra dos viadutos e pediu várias vezes a desocupação”, posicionou-se Felipe Pontes. O discurso de Cid dividiu opiniões. “Não acredito que Cid vai colocar esse pessoal no bolso”, exclamou Raimundíssima. “Eu votei no Cid e nunca me arrependi”, disse Rafael Luan.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.