23 de agosto de 2013

Secretaria de Cultura silencia sobre mudanças do local da Festa de Outubro

Um dos temas mais debatidos nas redes sociais e nas calçadas de Altaneira, a mudança do local da Festa de Outubro, não mereceu nenhuma palavra da secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Ana Rodrigues, nem tão pouco de seus assessores.

Uma postagem do Vereador Professor Adeilton no Grupo "A Política de Altaneira" enfocando as propostas de mudanças para a Festa de Outubro mereceu mais de 100 comentários, mas ninguém da Cultura, pasta organizadora do evento, manifestou-se sobre o tema. 

Após cobrança de alguns navegantes foi postado no Blog oficial do Governo Municipal comunicado da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Altaneira, informando “a toda comunidade e cidades vizinhas que a preparação para a festa de Santa Teresa D’ávila, Padroeira do Município, está “a todo vapor”.

Comunica também que reuniões foram realizadas entre o poder público, a sociedade civil e o Pe. Alberto e que a programação está sendo definida, adiantando que haverá as tradicionais serestas, a noite dos artistas da terra e o dia das crianças e ainda a Noite Brega.

Nenhum referência foi feita em relação a mudança do local da festa nem tão pouco em torno das propostas publicadas no Blog do Vereador Adeilton.

Para fomentar o debate foi criado no Grupo “Altaneira – Ceará” da rede social Facebook uma enquete com a pergunta: “Você concorda com transferência da Festa da Padroeira do Calçadão para o novo Parque de Eventos da cidade?” Até o fechamento desta postagem resultado era o seguinte 60% SIM e 40% NÃO.

Alguns navegantes comentaram a enquete de forma coerente enquanto de forma raivoso apenas deferiam aos demais navegantes. Para Edycler Jefferson disse ser favorável “em solidariedade aos que moram nas proximidades, não vão as festas e tem que acordar bem cedo pra trabalhar”.

Já Israel Cristiano Silva não concorda com a mudança “pois prejudica em muito os comerciantes localizados no centro da cidade uma vez que os ocupantes das barracas localizadas no parque são indicados”.

Problemas de transportes e a tradição do local foram apresentados por alguns que discordavam da mudança. O Secretário Municipal de Agricultura Ceza Cristovao argumentou que “o Projeto do Parque de Eventos João de Almeida Braga inicialmente é o que está ai, porém varias outras etapas serão incluídas ao longo dos anos, ele foi projetado especialmente para a Festa Padroeira, Festa do Município, Vaquejadas e Bolões e área de lazer”.

A ex-secretária municipal de Cultura, Mirian Almeida Tolovi, comentou que “a mudança sempre assusta ou incomoda, mas é uma questão de tempo para a comunidade perceber que é melhor para todos o evento social acontecer no parque. Além do que, teremos a tradicional quermesse próximo a Igreja Matriz que vai nos lembrar da festa de padroeiro de outrora”.


A enquete será mantida até o final do mês, se você tem Facebook e ainda n”ao votou, clique aqui, vote e deixe sua opinião.

Um comentário:

  1. As mudanças sempre são difíceis de digerir, principalmente aquelas em que mexem com o imaginário da comunidade local que já se acostumou com a formatação do espaço destinado ao evento citado. Toda via, os festejos da padroeira já conseguiu ganhar notoriedade regional e, por tanto, a estrutura do calçadão não comporta mais. Agora, faz-se necessário se pensar e, acredito que vá ocorrer, na melhora das estradas que dá acesso ao parque, principalmente as que ficam no entorno deste.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.