11 de agosto de 2013

Os perigos da escalada da Pedra Grande no São Romão

Urubus no topo da Pedra Grande - foto João Alves
A trilha da Pedra Grande no Distrito do São Romão, Zona Rural de Altaneira, tem se tornado uma perene favorita para visitação em grupos e de forma isolada, uma vez que em poucos lugares o altaneirense e visitante pode desfrutar com vistas espetaculares e emocionantes aventuras. No entanto, com toda sua deslumbrante beleza e enorme potencial para diversão e prazer, a trilha e escalada da Pedra Grande representa riscos e perigos para jovens inexperientes e descuidados. 

A trilha não apresenta grandes dificuldades, mas a escalada final é feita por uma pequena faixa, sem nenhuma proteção, a uma altura de mais de 200 metros do solo, uma queda seria fatal e o acesso ao sopé do monte é de difícil acesso. Já houve notícia de grupo de jovens escalaram a pedra para consumo de bebidas alcoólicas o que agrava o problema.

Outro problema que surge é o lixo produzido pelos visitantes. No último final de semana um grupo de jovens da Fundação ARCA visitou a Pedra Grande e fizeram coleta de garrafas de água e bebidas alcóolicas, latas de refrigerante e sacolas plásticas deixadas por outros visitantes.

O servidor municipal Everton Amorim, escalou a Pedra Grande com o grupo da ARCA e mostrou sua preocupação em comentário sobre postagem aqui no Blog. 

“Chamo a atenção dos amigos e governantes para a importância que essa rota vem tomando em nossa cidade. Já é comum grupos como o nosso fazerem a trilha, porém na grande maioria são pessoas sem experiência na área. Outra coisa que chamo a atenção é pra questão da falta de consciência das pessoas que estão visitando o local, em vários momentos tive que catar lixo na trilha e também é preocupante que nesse lixo havia embalagens de bebidas alcoólicas, pense bem se já é perigoso estar lá em cima consciente imagine bêbado” postou Everton.

Everton também alerta para a falta de segurança: “Também e facilmente observado que quando se chaga no topo não há nem um tipo de segurança e que por a própria natureza humana sempre buscamos estar mais e mais na ponta da pedra vivendo sempre no limite, a questão é: quando é que esse limite acaba?”. Indaga.

Ciçô Inventor liderou o grupo da ARCA na escalada da Pedra Grande e também demonstrou sua preocupação com a ausência de ação governamental na área da Pedra Grande e apresentou três sugestões para amenizar os problemas, são elas: um diálogo com o proprietário para que ele tenha conhecimento da importância da conservação do espaço, georeferenciamento da trilha e algo que segundo ele já fez e a capacitação de jovens da região para serem guias, bem como a família proprietária da área para ser casa de apoio servindo as refeições e organizando um quarto para hospedagem iniciando um turismo rural comunitário.

“Esses são alguns pontos dentre outros, mas o principal é priorizar o cuidado com o espaço quando no ato da visita trazer todas as embalagens que podem configurar lixo. Vamos dialogando espero que esse nosso termo gere reflexão” postou Ciçô que também se prontificou a conseguir um curso de guia de trilhas e turismos comunitário pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.


A preocupação dos usuários foram postadas na rede social Facebook no ultimo dia 05, mas até o momento não mereceu nenhum comentário da Secretária Municipal de Cultura. Só nos resta torcer para que nada de grave aconteça. 

3 comentários:

  1. Além dos perigos citados nesta matéria nós observamos que pessoas já começaram a poluir tanto a trilha como no alto da pedra. Felizmente nós da Arca que desenvolvemos um trabalho de conscientização e educação ambiental alertamos aos companheiros que participaram do passeio a importância de não jogar lixo na trilha, e sim limpar o que outros já fizeram!

    ResponderExcluir
  2. gostaríamos de saber do senhor Givanildo Gonçalves qual o projeto desenvolvido pela ARCA na nossa comunidade com relação a Conscientização Ambiental?

    ResponderExcluir
  3. Gostaríamos de saber qual o projeto desenvolvido pela ARCA na nossa comunidade voltado para a Conservação Ambiental?

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.