4 de agosto de 2013

Brasileiros formados em Cuba destacam rompimento com a “ditadura do dinheiro”

A saúde no Brasil tem sido tema de grandes debates nas últimas semanas, provocados tanto pelas manifestações das ruas, que exigem melhoras e mais investimentos na área, quanto pelas propostas recentes do governo em trazer médicos de outros países para trabalhar em regiões mais carentes.

Essas propostas, assim como a obrigação dos estudantes de universidades públicas em cumprir dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido alvo de fortes críticas das associações de médicos, que afirmam que essas não seriam as soluções para os problemas.

Os irmãos Alfredo e Anderson Macedo (foto), filhos da vizinha cidade de Farias Brito concluíram seus cursos em Cuba e optaram por trabalhar no Programa Saúde da Família como bolsistas do PROVAB, programa do Governo federal que estimula a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e leva esse profissional para localidades com maior carência para este serviço.

O médico que participa do PROVAB tem a obrigatoriedade de realizar curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família, com 12 meses de duração. O profissional recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Para os médicos bem avaliados, o PROVAB mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica.

Alfredo Macedo Leite Filho tem 27 anos e foi o primeiro da região a estudar em Cuba, após Revalida do seu diploma trabalhou em vários município cearenses e atualmente presta seus serviços no Município de Carius. Seu irmão Anderson seguiu os mesmos passos e trabalha em Granjeiro.

Em recente mensagem na rede social Facebook o Dr. Alfredo Filho ressalta a solidariedade e o prazer de exercer a profissão de forma honesta. “Parabéns aos colegas que renovam diariamente o sentimento nobre de amor e solidariedade a seus pacientes, vendo-os acima de tudo como seres humanos! Continuemos a exercer de forma honesta e prazerosa essa profissão que realmente é um dom divino!” e encerra a mensagem na língua em que foi formado: “me importa tu dolor, porque mi vocación es AMAR tu derecho a la VIDA!!!".

O curso de medicina cubano dura seis anos. Para estudantes de outros países, ele se inicia na Escola Latinoamericana de Medicina, localizada em Havana. Depois de um período inicial de dois anos, os estudantes são enviados para as diversas universidades do país. Alfredo e Anderson foram para a Facultad de Ciências Médicas de Santiago de Cuba.

“A Medicina cubana ensina a atender o povo com qualidade e humanismo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.