28 de julho de 2019

Egan Bernal é o primeiro sul-americano a conquistar o Tour de France

Aos 22 anos, Egan Bernal (Ineos) é o primeiro sul-americano a conquistar o título de campeão do Tour de France e garantiu para a Colômbia o primeiro título da competição mais prestigiada do ciclismo mundial. O ciclista da cidade de Zipaquirá, que fica a 2.650 metros acima do nível do mar, entrou para a história.

Vale destacar que, com Bernal, a Colômbia conquista quatro títulos nas três provas do Grand Tour. Luis Herrara foi campeão da Volta da Espanha em 1987 e Nairo Quintana venceu o Giro da Itália em 2014 e Volta a Espanha em 2016.

Bernal esteve no Brasil em 2015, era então vice-campeão mundial de MTB da categoria Junior e venceu a única etapa brasileira da UCI Junior Series, disputada na Copa Internacional de MTB, em São João Del-Rey (MG).

Mas o ciclismo de estrada o pegou. Em 2016, durante sua primeira temporada na Europa, foi contratado pela italiana Androni-Sidermec Bottecchia, uma equipe Pro Continental. Nesta época, chegou a pensar em desistir pois não gostou do frio e da chuva que invariavelmente se torna um desafio a mais nas provas europeias. Um ano depois, era o campeão Sub-23 da Volta de San Luis, na Argentina, e passou a ser disputado pelas grandes equipes.

Aos 20 anos, com vitória em duas etapas e o título geral do Tour de l’Avenir, que serve de vitrine para as promessas do esporte, foi contratado pelo então Team Sky, em 2017.

Em 2018, em sua primeira temporada na Sky, foi campeão em sua terra-natal, ao conquistar a Colômbia Oro y Paz, hoje chamada Tour Colômbia, e ainda faturou o Tour da Califórnia.

No mesmo ano disputou seu primeiro Tour de France e ganhou o respeito de Froome, quatro vezes campeão, depois de ajudar Geraint Thomas na vitória sobre o Alpe d’Huez e na sua trajetória para a conquista do título.

“Egan é incrível. Você só tem que ver o que ele fez no Alpe d’Huez. Para alguém de 21 anos acho que foi surpreendente. Há muito nele que me lembra de mim quando eu era mais jovem. É ótimo tê-lo na equipe”, disse Froome, na época.

Em 2019, começou o ano como o melhor jovem do Tour Down Under, na Austrália, e treinou ao lado de Froome pelas montanhas da Colômbia. Não defendeu o título do Tour Colômbia, mas meses depois venceu a Paris-Nice. Estava escalado para o Giro d’Itália, mas fraturou a clavícula durante um treino e ficou de fora. Já recuperado, foi ao Tour da Suíça para apoiar o líder Geraint Thomas, que se preparava para defender o título do Tour de France.

Thomas caiu e Bernal foi o campeão do Tour da Suíça, o que o levou a se tornar um favorito ao Tour de France 2019. Hoje ao conquistar o Tour, Bernal mostrou que deve vir mais por aí. 

“Espero que este título do Tour seja apenas o primeiro, espero continuar crescendo, mas não quero pensar no futuro nem me sobrecarregar, só quero continuar desfrutando o prazer de competir, sentir a adrenalina que faz com que pedalar seja lindo, e eu quero viver este momento”, declarou o campeão, que assumiu a camisa amarela na 19ª etapa depois que o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) a defendeu bravamente por 14 etapas.

A França manteve o jejum de três décadas sem vitória, mas o Tour de France ganhou seu terceiro mais jovem vencedor: o primeiro foi o francês Henri Cornet, de 19 anos, que venceu a polêmica segunda edição da corrida, em 1904, e o segundo é o luxemburguês François Faber, alguns dias mais jovem que Bernal quando conquistou o título de 1909.

Com informações portal Bikemagazine

Nairo Quintana é o segundo colombiano a vencer a Volta da Espanha

Ciclista equatoriano conquista o Giro da Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.